Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2241
Type: Dissertação
Title: Os sentidos do discurso juvenil no ciberespaço: uma análise de páginas do Facebook de uma escola pública
Author(s): Lemos, Gleice Amélia Gomes 
First Advisor: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Summary: Esta dissertação teve como objetivo analisar os sentidos do discurso digital de jovens estudantes de uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal, Brasil. Tendo como referencial teórico e metodológico estudos sobre educação, tecnologia, juventude em que se destacam os pensamentos de Zigmunt Bauman; Hannah Arendt, Michel Foucault, Pierre Lévy, e Análise do Discurso da escola francesa; e o corpus de análise foram duas Páginas do Facebook - uma rede social de relacionamentos online. Os resultados obtidos permitiram perceber que o discurso do jovem estudante do CEMAB reproduz os mesmos sentidos que o discurso na escola; e as atividades sociais desenvolvidas por estes jovens pouco têm de inovadoras e diferentes das que eles desenvolvem quando estão fora do ciberespaço, ou seja, embora no ciberespaço as relações se deem em tempo e espaço diferentes, as estruturas sociais pouco se alteram; no entanto, o que há são ensaios de protagonismos e a busca pelo novo, porém sem a luz da experiência dos mais velhos para que estas inciativas se sustentem.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the meanings of the digital discourse of high school young students of a Public School from Federal District, Brazil. Having as theoretical reference studies on education, technology and youth in which the thoughts of Zigmunt Bauman stand out; Hannah Arendt, Michel Foucault, Pierre Lévy, among other researchers. The methodological device was the Discourse Analysis of the French school; And the corpus of analysis were two Facebook Pages, an online social network. The results obtained allowed us to perceive that the discourse of the young student of CEMAB reproduces the same senses as the discourse in the school; And the social activities developed by these young people have little innovation and differences from the ones they develop when they are outside of cyberspace, that is, although in cyberspace relationships are given in different time and space, social structures are little changed; However, there are essays of protagonism and the search for the new, but without the light of the experience of the elders for these initiatives to sustain themselves.
Keywords: Educação
Juventude
Ciberespaço
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: LEMOS, Gleice Amélia Gomes. Os sentidos do discurso juvenil no ciberespaço: uma análise de páginas do Facebook de uma escola pública. 2017. 93 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2241
Document date: 23-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GleiceAmeliaGomesLemosDissertacao2017.pdfDissertação2.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.