Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2235
Type: Dissertação
Title: Causas de internações de idosos em hospital privado do Distrito Federal - Brasil
Author(s): Barros, Luís Eduardo Santos 
First Advisor: Melo, Gislane Ferreira de
First co-advisor: Mascarenhas, Cintia do Couto
Summary: Introdução: O aumento na expectativa de vida da população e a queda nas taxas de fecundidade tem contribuído para o aumento da população idosa no Brasil, deste modo, nos próximos quatro anos, o país atingirá a sexta colocação entre a nações com o maior número de indivíduos idosos. Embora seja um processo natural, o envelhecimento poderá acarretar uma ou mais doenças crônica dando origem a necessidade de hospitalização para tratamento de tais patologias. Objetivos: Identificar as causas primárias de internação de idosos e as comorbidades associadas em um hospital do DF. Método: Foi realizado um estudo observacional descritivo, por meio da análise de prontuários de idosos internados em um hospital privado do Distrito Federal (DF) no mês de julho de 2015. Foi avaliada a doença de base, sexo, idade, comorbidades, tempo de hospitalização, alta ou óbito e exames realizados durante o período de internação do paciente, como exames hematológicos, bioquímicos, gasometria, enzimas cardíacas, microbiologia e exame de urina. Resultados: Foram avaliados 453 prontuários de pacientes com idade igual ou superior a 60 anos internados em julho de 2015. As principais causas de hospitalização estavam relacionadas a doenças cérebro-cardiovasculares, respiratórias, osteomioarticulares, geniturinárias, neoplásicas e desordens no trato gastrointestinal. Os idosos que permaneceram menos tempo hospitalizados, entre 1 e 5 dias, 140 (81,4%) tinham idades entre 60 e 69 anos, enquanto a hospitalização prolongada, superior a 15 dias, 22 (18%) foi observada nos idosos longevos, com idades entre 80 e 89 anos. No total 92,5% dos indivíduos receberam alta hospitalar e 7,5% evoluíram a óbito. Conclusão: Com o vasto processo de envelhecimento populacional observado no mundo contemporâneo, é necessária maior atenção à saúde voltada ao idoso, já que estes indivíduos tendem a apresentar maior número de doenças crônicas, que por sua vez apresentam alto índice de morbimortalidade, que por vezes estão relacionadas ao estilo de vida e quando comparados a outras faixas etárias é observado maior número de hospitalizações e consequentemente, maiores gastos para tratamento dessas doenças nos sistemas de saúde, em decorrência da complexidade das enfermidades e tempo de permanência em unidades hospitalares.
Abstract: The increase in the life expectancy of the population and the fall in fertility rates has contributed to the increase of the elderly population in Brazil, thus, in the next four years, the country will reach the sixth place among the nations with the largest number of elderly individuals. Although it is a natural process, aging may lead to one or more chronic diseases giving rise to the need for hospitalization to treat such conditions.
Keywords: Idosos
Hospitalização
Doenças crônicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Programa Strictu Sensu em Gerontologia
Citation: BARROS, Luís Eduardo Santos. Causas de internações de idosos em hospital privado do Distrito Federal - Brasil. 2017. 63 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2235
Document date: 24-May-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuisEduardoSantosBarrosDissertacao2017.pdfDissertação1.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.