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Type: Dissertação
Title: Margem financeira no mercado de cartões de crédito com o uso de modelos de economia comportamental
Author(s): Fiusa, Daniel Luiz
First Advisor: Maldonado, Wilfredo Fernando Leiva
Summary: O presente trabalho utiliza de modelos de utilidade aleatória, com origem em Perloff e Salop, para analisar o comportamento do consumidor no mercado de cartões de crédito no Brasil, no qual as escolhas são influenciadas por choques específicos nas preferências dos consumidores, “ruídos”, e a partir das suas decisões, apurar a margem financeira e o preço de equilíbrio com a competição entre dois cartões de crédito. O primeiro modelo propõe que a competição ocorra com choques nas preferências vinculados à quantidade de benefícios que os cartões oferecem aos clientes. No segundo, os emissores disputam a preferência do consumidor por meio de choques na qualidade desses benefícios. Nesse sentido, os cartões com a maior pontuação no programa de relacionamento ou do percentual de desconto oferecido nas próximas compras são os preferidos. Por último, o terceiro modelo explora a relação da taxa de juros do crédito rotativo com o preço da anuidade. No caso do cliente vir usar essa facilidade, ele irá avaliar como melhor cartão o que oferecer a menor taxa de juros no crédito rotativo. Os resultados obtidos evidenciam a correlação positiva da quantidade e qualidade dos benefícios oferecidos com a demanda pelo cartão e, consequentemente, na margem financeira apurada para o seu emissor. Por outro lado, o consumidor fica menos propenso a adquirir o cartão com a maior taxa de juros.
Abstract: The present paper uses random utility models from Perloff and Salop to analyze consumer behavior in the credit card market in Brazil, where choices are influenced by specific shocks in consumer preferences, "noises", and from its decisions, to determine the financial margin and the equilibrium price with the competition between two credit cards. The first model proposes that competition occurs with shocks in preferences linked to the amount of benefits that the cards offer to customers. In the second, issuers dispute consumer preference through shocks to the quality of these benefits. In this sense, the cards with the highest score in the relationship program or the discount percentage offered in the next purchases are preferred. Finally, the third model explores the relation of the interest rate of the revolving credit to the annuity price. In case the customer comes to use this facility, it will evaluate as best card what to offer the lowest rate of interest in the revolving credit. The results show the positive correlation of the quantity and quality of the benefits offered with the demand for the card and, consequently, the financial margin established for its issuer. On the other hand, the consumer is less likely to buy the card with the higher interest rate.
Keywords: Cartão de crédito
Economia comportamental
Preferência do consumidor
Modelos de utilidade aleatória
Precificação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
Program: Programa Strictu Sensu em Economia de Empresas
Citation: FIUSA, Daniel Luiz. Margem financeira no mercado de cartões de crédito com o uso de modelos de economia comportamental. 2017. 69 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Economia de Empresas) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2234
Document date: 30-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas

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