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Type: Dissertação
Title: Álvaro Vieira Pinto, o filósofo do terceiro mundo: construções teóricas sobre “consciência” e “educação”
Author(s): Cardoso, Núbia Luiz 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: O presente estudo teve como objeto analisar a concepção de educação presente no pensamento de Álvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987), educador e filósofo brasileiro, que tinha, como preocupação, a busca por uma identidade nacional, uma identidade que deveria ser formada por meio da consciência do povo brasileiro e, mais especificamente, uma consciência crítica formada pelas classes populares. Buscou, ainda, a construção de uma educação de caráter nacional, na qual prevalecesse a consciência crítica. Em termos de metodologia, a pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa, utilizando-se da revisão bibliográfica. O procedimento de análise foi desenvolvido no sentido de compreender o binômio ‘Educação e consciência’, que apresentou-se no recorte da pesquisa, cujos princípios foram alinhados às concepções metodológicas do filósofo pesquisado. A atualidade e a relevância das discussões propostas por Vieira Pinto, desde a década de 1950, mostrou-se ainda presente, tendo em vista que o Brasil carrega ainda características de uma educação e de uma consciência colonizadora. As práticas e as concepções pedagógicas ainda estão consolidadas em uma consciência ingênua. Os resultados do estudo realizado, após finalizados os procedimentos de categorização, apontaram seis aspectos controversos que convergem para o conceito de consciência ingênua – alienação, disciplinarização, condicionamento, psicometrização, linearidade e a lógica de grade – e um aspecto para o conceito de consciência crítica – participação social. A sistematização desses aspectos levou à emersão de novas inquietações, sugeridas, assim, para estudos futuros. Compreendeu-se, por fim, que os ensinamentos deixados por ele ainda se fazem presentes na atualidade, visto que o anseio por uma educação com identidade nacional permanece firme, seguindo um processo vivo de busca.
Abstract: The aim of this study was to analyse the education conception present in Álvaro Vieira Pinto (1909-1987) thoughts, educator and Brazilian philosopher, who had a preoccupation in search for a national identity that should be formed by Brazilian people conscience and, more specifically, a critical conscience formed by popular classes. He still looked for the construction of a national character of an education, which still prevail a critical conscience. The methodology of this research was constructed with a qualitative approach, utilizing a bibliography revision. The proceedings to the analyses were made with the sense of comprehending the binomial ‘Education and Conscience’ presented on the cutting out of this research, where the principles were aligned up with the methodologies conceptions of the researched philosopher. The actuality and the relevance of the proposal discussions by Vieira Pinto, since the decade of 1950 have been showed present still, whereas Brazil still brings education characteristics of a colonizer conscience. The practice and pedagogies conceptions are still consolidated in a naive conscience. The results of this study, after finishing the categorizations proceedings, had pointed to six controversies aspects that converge to the naive conscience concept – alienation, disciplinarization, conditioning, psychometrization, linearity and the logic of grade – and an aspect to the critical conscience concept – social participation. The systematization of these aspects has brought new worries, suggested to future studies. Finally, it is understood, that the teachings left by him, still make presence in the actuality, whereas the wish for an education with national identity maintain it firm, fallowing a live process of search.
Keywords: Educação
Consciência crítica
Consciência ingênua
Filosofia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: CARDOSO, Núbia Luiz. Álvaro Vieira Pinto, o filósofo do terceiro mundo: construções teóricas sobre “consciência” e “educação”. 2017. 107 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2231
Document date: 8-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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