Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2196
Type: Dissertação
Title: Os efeitos da equoterapia na coordenação motora de escolares
Author(s): Lima, Vandete Pereira 
First Advisor: Melo, Gislane Ferreira de
Summary: Estudos mostram que padrões motores são modificados por propostas de atividades físicas. A equoterapia tem efeitos sobre os componentes da coordenação motora, contudo, ainda são limitadas as pesquisas que suportem esta noção. O objetivo deste estudo foi avaliar a intervenção da equoterapia na coordenação motora de escolares. Trata-se de um estudo descritivo de caráter experimental. Foram realizadas 20 sessões de equoterapia com duração de 30 minutos cada, ocorrendo uma vez por semana. A amostra inicial foi composta por 70 crianças do sexo masculino (34) e feminino (36) em idade escolar (6 a 11 anos) que frequentam uma escola pública do DF do ensino fundamental do 1º ao 5º anos, durante o ano de 2013. Porém, apenas 64 completaram a proposta do estudo após os critérios de exclusão. Para avaliar o desempenho motor utilizou-se a bateria de teste KTK (Körperkoordinations test für Kinder) o qual é composto por quatro tarefas (trave de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferência sobre plataforma) as quais visam a caracterização de facetas da coordenação corporal total e o domínio corporal. Os resultados mostraram que na classificação do teste de coordenação corporal – KTK houve diferença significativa entre os grupos experimental e controle (p=0,0001). Nas tarefas do salto lateral e transferência sobre plataformas foram evidenciados os maiores escores entre o pré-teste (MEDIA E DESVIO) e o pós-teste (MEDIA E DESVIO). Ocorreram diferenças significativas entre os sexos (p=0,04), onde os meninos apresentaram melhores resultados em relação às meninas (VALORES DE MEDIA E DESVIO). Com relação aos grupos de idade foram evidenciadas que as maiores evoluções nos escores foram alcançadas pelas crianças mais velhas. Conclui-se, assim, que a intervenção da equoterapia promoveu efeitos na melhora da coordenação motora de escolares de 6 a 11 anos e que essas alterações se mostraram diferentes entre os sexos e as idades.
Abstract: Studies show that motor patterns are modified by physical activity programs. Hippotherapy has effects on motor coordination components; however, studies supporting this notion are still limited. The aim of this study was to evaluate the intervention of horseback riding therapy on motor coordination of schoolchildren through the KTK test. This is a descriptive and experimental study. The initial sample consisted of 70 male (34) and female children (36) aged from 6 to 11 years attending an elementary public school in DF (Federal District) from 1st to 5th grades during the year of 2013; only 64 completed the study proposal. After pre-test collection, 35 children were randomly invited to participate in 22 hippotherapy sessions lasting 30 minutes each. To evaluate the motor performance, the KTK test battery was used (Körperkoordinations test für Kinder), which consists of four tasks (balance beam, monopedal jumping, lateral jumping and transfer on platform) all of them aiming to characterize the facets of overall body coordination and body control. The results showed that in the classification of the body coordination test - KTK – there was significant difference between experimental and control groups (P=0,0001) Lateral jumping and transfer on platforms tasks showed higher scores between pre-test and post-test. Significant differences between sexes were observed, p = 0.04, where boys had higher results than girls, with p = 0.005. The results by age group showed that the greatest scores were achieved by older children. Therefore, the results suggest that the horseback riding therapy promotes effects in improving the motor coordination of schoolchildren aged 6-11 years.
Keywords: Equoterapia
Educação física
Capacidade motora
Crianças em desenvolvimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Programa Strictu Sensu em Educação Física
Citation: LIMA, Vandete Pereira. Os efeitos da equoterapia na coordenação motora de escolares. 2014. 66 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2196
Document date: 26-Jun-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VandetePereiraLimaDissertacao2014.pdfDissertação1.78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.