???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2193
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O lúdico no processo formativo de professores e no exercício da docência
???metadata.dc.creator???: Santos, Camille Anjos de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Síveres, Luiz
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, buscou verificar a relevância do lúdico na formação do pedagogo de Instituição de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal e no exercício da docência tanto na Educação Infantil quanto nos anos iniciais do Ensino Fundamental para potencializar o processo de ensino e aprendizagem integral. Para embasar de maneira teórica esta pesquisa, buscou-se compreender o lúdico a partir de sua presença na cultura, na história e na educação ao longo dos anos. O lúdico também foi conceituado como atividade objetiva, exposta no jogar e no brincar e subjetiva, revelado como um estado de plenitude. Recorreu-se, ainda, à história da formação do pedagogo no Brasil, à presença do lúdico no método de ensino de vários educadores e ao lúdico na formação de professores. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas: entrevistas semiestruturadas, análises documentais e observações não participantes. Participaram das entrevistas oito professores egressos do curso de Pedagogia da IES pesquisada; os documentos analisados foram o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), de 2008 e 2010, do curso de Pedagogia. Ademais, registraram-se três observações em turmas de professoras que também responderam à entrevista –– duas na Educação Infantil e uma no 3º ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que os professores consideram importante o emprego do lúdico no processo formativo, pois, na prática, eles necessitam deste elemento para despertar no estudante o interesse pelo novo saber, melhorando, assim, o aprendizado. No entanto, a despeito destas constatações, a IES, muitas vezes, não abre espaço para que o lúdico seja uma premissa fundamental para aprimorar a formação dos professores. Destarte, no exercício da docência, foi possível constatar a presença da didática lúdica e seu impacto positivo no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This research, qualitative, aimed to verify the relevance of the playful in the formation of the pedagogue of Higher Education Institution (HEI) of the Distrito Federal and in the teaching profession in early childhood education and early years of elementary school to enhance the teaching process and full learning. To support theoretical way this research, we sought to understand the playful from its presence in culture, history and education over the years The playful was also regarded as objective activity, exposed in play and play and subjective, revealed as a state of wholeness. Turned up also the history of the formation of the pedagogue in Brazil, the playful presence in the teaching method of many educators and playful teacher training. As data collection instrument was used semi-structured interviews, document analysis and non-participant observation. Participated in the interviews 8 teachers, Faculty of Education graduates of HEI researched, the document analyzed were the Political and Educational Institutional Project, the Educational Project Course of Faculty of Education from the year 2008 and 2010. Three observations in classroom of teachers were made which also responded to the interview, two observations occurred in Early Childhood Education and a 3rd year in elementary school. Concludes that teachers consider important to work with the playful in their formative process, because in practice they need this element to make your student is interested in new knowledge and learn significantly, but the HEI has not considerable space so that the playfulness is a fundamental premise to be worked on teacher training. Indeed, in the teaching profession we determined the presence of playful teaching and the impact of this dimension in the process of teaching and learning.
Keywords: Lúdico
Docência
Aprendizagem
Formação de professores
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: SANTOS, Camille Anjos de Oliveira. O lúdico no processo formativo de professores e no exercício da docência. 2016. 117 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2193
Issue Date: 13-Jun-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CamilleAnjosDissertacao2016.pdfDissertação1.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.