???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2192
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As competências da gestão nos processos de avaliação em vista da qualidade da aprendizagem
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Antídio de Andrade 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Síveres, Luiz
???metadata.dc.description.resumo???: O ideal de toda Instituição de Ensino é que toda escola seja portadora de uma educação de qualidade. Nesse contexto, esta pesquisa vai analisar as competências da gestão nos processos de avaliação em vista da qualidade da aprendizagem. Para melhor compreender a gestão educacional é analisada a função e o papel dos gestores da instituição de ensino diretamente associados à aprendizagem na escola. Foi discutida a função do diretor, do supervisor e do professor por serem os gestores que influenciam diretamente nas políticas, no planejamento e estratégias de ação do projeto pedagógico que impactam sobre a qualidade da aprendizagem. Esse estudo descreve a Avaliação Institucional, de Grande Escala e dos Conteúdos Curriculares como modelos de avaliação independentes e complementares na obtenção de indicadores imprescindíveis como ferramentas de trabalho da gestão escolar na persecução da qualidade do processo do ensino e da aprendizagem. O estudo explicita e diferencia a gestão administrativa e pedagógica, que são dimensões presentes e vivenciadas pelos gestores da escola na realização do seu Projeto Político Pedagógico. O texto analisa como a ideologia neoliberal pode ofuscar a gestão educacional, quando a atividade meio, perpassada pela dimensão administrativa, econômica e financeira da escola, pode interferir de forma paradoxal com a atividade fim da educação que deve ser preservada como um bem público e social. O trabalho tem o foco, propositalmente, na dimensão gestora pedagógica por estar intrinsecamente ligada ao tema do estudo. Dada a natureza do tema e os objetivos deste estudo, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, subsidiada também em informações quantitativas e de estudos com base em documentação institucional para a coleta de dados, com o objetivo de investigar as competências da gestão nos processos avaliativos em vista do seu impacto na qualidade da aprendizagem. A pesquisa demonstra, pelo seu referencial teórico e a análise dos dados, que o conhecimento, a compreensão e a articulação das informações geradas pelos instrumentos de avaliação pelos gestores da escola, impactam de forma decisiva na qualidade da aprendizagem.
Abstract: The ideal of any Education Institution is that every school is in possession of a quality education. In this context, this research will analyze the management skills in assessment processes concerning the quality of learning. In order to understand better the educational management, the function and role of the institution’s managers who are directly associated with learning in school are analyzed. The role of the director, supervisor and teacher will be discussed because the managers are the ones who directly influence on policy, planning and strategies of the educational program which impact the quality of learning. This study describes the Institutional, Large-Scale and Curriculum Content Evaluation as models of independent and complementary assessment for achieving essential indicators such as school management work tools in the pursuit of quality of the teaching and learning process. This study demonstrates and differentiates administrative and pedagogical management, which are dimensions that are present and experienced by school managers when carrying out their Pedagogical Political Project. The text analyzes how the neoliberal ideology can overshadow the educational administration, when the activity runs through the administrative, economic and financial dimension of the school may interfere paradoxically in the core business of education which should be preserved as a public and social common good. This work intentionally concerns the pedagogical management dimension for being intrinsically linked to the subject of the study. Regarding the nature of the subject and the objectives of this study, the research has a qualitative approach, also supported by quantitative information and studies based on institutional documentation for data collection, in order to investigate the competence of management in the evaluation processes concerning their impact on the quality of learning. The study shows, for its theoretical reference and data analysis, that the knowledge, understanding and articulation of the information generated by the evaluation instruments by school managers have a decisive influence on the quality of learning.
Keywords: Educação
Gestão educacional
Processos de avaliação
Qualidade da aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: CARVALHO, Antídio de Andrade. As competências da gestão nos processos de avaliação em vista da qualidade da aprendizagem. 2016. 112 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2192
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AntidiodeAndradeCarvalhoDissertacao2016.pdfDissertação1.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.