Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2167
Type: | Dissertação |
Title: | Jogos digitais e a terceira idade: o herói é o vovô |
Author(s): | Mello, Hyldegardes Cavalcanti Castilho de Magalhães ![]() |
First Advisor: | Castro, Cosette Espindola de |
Summary: | O crescimento dos jogos digitais no mundo abrem muitas possibilidades de utilização nessa mídia interativa. Neste trabalho pretende-se analisar como os jogos digitais podem colaborar na interação entre idosos e a comunicação, dos idosos com o mundo e dos idosos com as outras gerações (os chamados nascidos na era digital). A partir da pergunta “Os jogos digitais como espaço de interação e comunicação podem colaborar com o aumento da qualidade na comunicação do idoso com a sociedade?”. A pesquisa desenvolvida nesse trabalho será bibliográfica e dialogará com vários autores que escrevem sobre jogos e Comunicação, destacando os autores Huizinga(2001), Callois (1990), Branco (2011), Pinheiro (2007) Gularte (2010),Xavier (2010), além de outros autores também importantes para este trabalho tais como,Campbell (2007), Mcluhan (2007), Murray (2003), Morin (2000;2008;2011),Teilhard de Chardin (2006) e ), Barbosa Filho e Castro (2008),. O envelhecer terá como base o trabalho de Beauvoir(1990) e seu pensamento sobre o processo do envelhecimento. Morin(2005) também será um dos autores sobre o envelhecer na sociedade moderna, as dificuldades dos idosos numa época de valorização do novo e consequentemente desvalorização do que se considera obsoleto. Outros autores que trazem trabalhos significativos no tema velhice como Shirmacher (2005), Faleiros e Loureço (2005) e Debert (2004) fornecerão informações para conhecer mais sobre o assunto, possibilitando reflexão sobre pontos de análise. Do conceito de Noosfera do Morin (2008) e Teilhard de Chardin (2006) a autora explicará sobre a criação do conceito de ludosfera como um espaço do lúdico, nascedouro dos seres das fantasias, dos personagens dos jogos que habitam o imaginário de crianças, jovens, adultos e idosos. Dos textos e relatos das referências serão deduzidos pontos sobre o resgate da comunicação e qualidade de vida dos idosos que utilizam jogos digitais. |
Abstract: | The growth of digital games in the world open many possibilities of use of digital media. This work intends to analyze how digital games can collaborate on the interaction between the elderly and the communication with the world, the elderly and the elderly with other generations (born in the digital age). From the question "The digital games as a space for interaction and communication can contribute to increased quality in the communication of the elderly to society?". The research developed in this work will be created in dialogue and with multiple authors who write about games and communication, highlighting authors Huizinga (2001), Calois (1990), Branco (2011), Pinheiro (2007) Gularte (2010), Xavier (2010), besides other important authors for this work such as Campbell (2007), Mcluhan (2007), Murray (2003), Morin (2000; 2008; 2011), Teilhard de Chardin (2006) e Barbosa Filho e Castro (2008), The age will be based on the work of Beauvoir (1990) and his thoughts on the aging process. Morin (2005) is also one of the authors on the ageing in modern society, the difficulties of the elderly at a time of new valuation and consequently the devaluation which are deemed obsolete. Other authors who bring significant works in the old theme as Shirmacher (2005), Faleiros and Loureço (2005) and Debert (2004) provide information to learn more about the subject, enabling reflection about points of analysis. The concept of Noosphere of Morin (2008) and Teilhard de Chardin (2006) the author will explain about the creation of the concept of ludosfera as a playful space, birthplace of beings of costumes, the characters of the games that inhabit the imagination of children, youth, adults and seniors. Of texts and reports of references will be deducted points over the rescue of communication and quality of life of older people who use digital games. |
Keywords: | Comunicação Jogos digitais Mídia digital Ludosfera Idosos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
Program: | Programa Strictu Sensu em Comunicação |
Citation: | MELLO, Hyldegardes Cavalcanti Castilho de Magalhães. Jogos digitais e a terceira idade: o herói é o vovô. 2013. 84 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2167 |
Document date: | 29-Nov-2013 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HyldegardesMelloDissertacaoParcial2013.pdf | Dissertação (Parcial) | 357.03 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.