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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Motivação para aprender e estilo de aprendizagem de estudantes da geração digital
???metadata.dc.creator???: Machado, Elizabeth de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vasconcelos, Ivar César Oliveira de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa investigou a motivação para aprender e o estilo de aprendizagem de estudantes dos anos finais do ensino fundamental enquanto membros da Geração Digital de três tipos de escola: pública, pública militar e particular. O estudo teve abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório, utilizando o método misto. Especificamente, este estudo buscou investigar a motivação para aprender e o estilo de aprendizagem de estudantes dos anos finais do ensino fundamental enquanto membros da Geração Digital inseridos em diferentes contextos educacionais. Participaram da pesquisa 577 estudantes dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental, matriculados em duas escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), uma escola pública estadual militar sem vínculo com a SEEDF e três escolas particulares da Região Administrativa do Plano Piloto/Cruzeiro. Os instrumentos de coleta de dados foram três questionários e a análise do projeto político-pedagógico das escolas pesquisadas. Os dados foram submetidos à análise documental e à estatística descritiva. Os resultados apontaram que os estudantes da Geração Digital, na sua maioria, fazem uso do celular (95,5%), do computador (53,9%) e das redes sociais (92%). O tipo de motivação para aprender predominante entre os estudantes (59%) é a motivação intrínseca, caracterizada pela satisfação pessoal em realizar uma determinada atividade. Quanto ao estilo de aprendizagem, destacaram-se os estilos reflexivo (26,5%) e ativo (26,2%), os quais demonstram que os estudantes gostam de investigar uma situação e também de vivenciar novas experiências. Quanto ao sexo masculino e feminino, o perfil motivacional não revelou diferenças significativas, mas quanto aos estilos de aprendizagem, as meninas revelaram-se mais ativas e os meninos mais reflexivos. Em relação à análise documental dos projetos político-pedagógicos (PPP) das escolas, evidenciaram-se três categorias: processo de aprendizagem, tecnologia e formação integral. O processo de aprendizagem destacou-se como item de maior frequência na análise dos documentos. Apesar de todos os avanços tecnológicos e científicos, as escolas ainda seguem um modelo tradicional de ensino, inadequado ao ensino da Geração Digital. Os resultados obtidos revelaram ser necessária a mudança do paradigma educacional e do paradigma tecnológico a fim de atenderem-se as necessidades educativas dessa geração.
Abstract: This research investigated the motivation to learn and the learning style of students in the final years of elementary school as members of the Digital Generation in three types of school: state-owned, private and state military schools. The study had a qualitative and quantitative approach, of exploratory type, using the mixed method. Specifically, this study sought to investigate the motivation to learn and the learning style of students from the final years of elementary education as members of the Digital Generation inserted in different educational contexts. The participants of this research were 577 students of eighth and ninth grades of elementary school enrolled in two state schools of Federal District‟s Education Secretary (SEEDF), a military state school and three private schools from Plano Piloto/Cruzeiro regions of Brasilia. Data collection instruments were three questionnaires and the analysis of the surveyed schools‟ Political-Pedagogical Project. Data was submitted to documentary analysis and descriptive statistics. The results showed that the students of the Digital Generation mostly make use of cellphones (95.5%), computers (53.9%) and social networks (92%). The prevalent type of motivation to learn among students (59%) is the intrinsic motivation, characterized by personal satisfaction in doing a particular activity. In reference to the learning style, reflective (26.5%) and active styles (26.2%) stood out, which shows that students like to investigate a situation and try new experiences. As for male and female genders, the motivational profile showed no significant differences, but as to learning styles, the girls proved to be more active and the boys, more reflective. Regarding the documentary analysis of schools‟ PPP, three categories showed up: learning process, technology and wider education. The learning process stood out as most frequent item in the analysis of the documents. Despite all the technology and scientific advances, schools still follow a traditional model of education, inadequate to teach the Digital Generation. One can conclude that changing the educational and technological paradigms is needed in order to respond to the educational needs of this generation.
Keywords: Geração digital
Aprendizagem
Motivação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: MACHADO, Elizabeth de Souza. Motivação para aprender e estilo de aprendizagem de estudantes da geração digital. 2017. 159 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2153
Issue Date: 10-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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