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dc.creatorLopes, Júlio César da Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1431187120854478por
dc.contributor.advisor1Monasterio, Leonardo Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5320812023944256por
dc.date.accessioned2017-06-12T14:00:28Z-
dc.date.issued2016-03-10-
dc.identifier.citationLOPES, Júlio César da Cunha. Novas medidas de localização a partir da análise de distância de pontos: um estudo empírico para a indústria da transformação na região metropolitana de São Paulo. 2016. 63 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Economia de Empresas) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2147-
dc.description.resumoEmbora exista uma extensa variedade de medidas para se mensurar os níveis de aglomeração e localização das firmas, o modifiable areal unit problem – MAUP – sempre é lembrado na literatura como um problema na ciência regional. O propósito da pesquisa é aplicar as medidas de localização recentemente desenvolvidas que superam, em boa parte, o problema do MAUP. Com utilização inédita no Brasil, tais medidas avaliam o nível de localização setorial da indústria da transformação na Região Metropolitana de São Paulo e os resultados mostram que as indústrias de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias e de artigos de vestuário e acessórios são mais localizadas. Por outro lado, os segmentos de minerais não metálicos e celulose e papel apresentam maior dispersão em relação aos demais.por
dc.description.abstractAlthough there is a wide variety of measures to measure the levels of agglomeration and location of firms, the areal unit problem modifiable - MAUP - is always remembered in literature as a problem in regional science. The purpose of the research is to apply the newly developed tracing measures that surpass largely the MAUP problem. With unprecedented use in Brazil, these measures assess the level of sectoral location of manufacturing industry in the Greater São Paulo and the results show that the fabrication industries of automotive vehicles, trailers and bodies and clothing and accessories are more localized . On the other hand, the non-metallic minerals and pulp and paper segments have a higher dispersion in relation to the other.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/4655/J%c3%balioCesarDaCunhaLopesDissertacao2016.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Strictu Sensu em Economia de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomiapor
dc.subjectAnálise espacialpor
dc.subjectModifiable Areal Unit Problem - MAUPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleNovas medidas de localização a partir da análise de distância de pontos: um estudo empírico para a indústria da transformação na região metropolitana de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas

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