???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2128
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Avaliação de grupos de eventos de aprendizagem no desenvolvimento de competência essencial de liderança
???metadata.dc.creator???: Cavalcante, Conceição de Moraes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Hedler, Helga Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: Há dificuldades em se aferir a efetividade da aprendizagem no trabalho, embora se reconheça o seu valor, partindo-se do pressuposto de que o desempenho dos trabalhadores e das organizações podem ser melhorados com a aprendizagem que ocorre nas escolas (técnicas e superiores), nos centros de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) das organizações ou enquanto o trabalho é feito. Por outro lado, no contexto das organizações, os gestores exercem papel fundamental para o desenvolvimento de suas equipes com vistas ao alcance das diretrizes estratégicas da organização. Considerando-se tal cenário, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia e o impacto de estratégias de aprendizagem formal e informal no desenvolvimento da competência essencial de liderança “Incentiva e pratica a inovação”. Para tanto, a escala de grupos de eventos de aprendizagem (GEA) proposta por Cassimiro (2009) foi customizada e aplicada junto a 663 gerentes do nível tático de uma instituição financeira nacional pública de grande porte. A análise de frequência das respostas identificou que os grupos de eventos de aprendizagem experiencial e provocada são os que apresentam a maior média para o desenvolvimento dessa competência essencial de liderança, sendo considerados pelos gerentes como os mais eficazes. Posteriormente, a escala de Cassimiro foi validada mediante aplicação de análise fatorial, ratificando as quatro dimensões (constructos) propostas (F1 - Aprendizagem Induzida; F2 – Aprendizagem Experiencial; F3 – Aprendizagem Provocada; e F4 – Aprendizagem Conceitual). Por fim, foi testada a hipótese: Os grupos de eventos de aprendizagem informal, vinculados aos fatores F2 e F3, são os que apresentam maior impacto no desenvolvimento da competência essencial de liderança “Incentiva e pratica a inovação”. A hipótese não foi confirmada, embora o único evento que tenha apresentado correlação significativa com tal competência, ainda que baixa, pertença a F2 (Evento: Participo de projetos desafiadores ou vivencio situações difíceis). Conclui-se que a escala GEA não possui uma estrutura favorável para avaliação da competência essencial de liderança “Incentiva e pratica a inovação”, todavia, sugere-se que o seu aperfeiçoamento pode subsidiar a identificação de estratégias ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências essenciais de liderança.
Abstract: There are difficulties to evaluate the effectiveness of learning at work, while recognizing its value, on the assumption that the performance of workers and organisations can be improved with the learning that occurs in schools (technical and higher), T&D centres (training and development) or organisations while the work is done. On the other hand, in the context of organizations, managers exercising a key role for the development of their staff with a view to achieving the Organization's strategic guidelines. Given such a scenario, the aim of this work was to evaluate the effectiveness and the impact of formal and informal learning strategies in the development of key competence of leadership "Encourages and practice innovation". To this end, the range of learning events groups (GEA) proposed by Chakraborty (2009) was customized and applied with 663 managers of the tactical level of a national public financial institution. The frequency analysis of the responses identified that the experiential learning events groups and caused are those with the highest average for the development of this key competence of leadership, being considered by managers as the most effective. Subsequently, the scale of Chakraborty has been validated by applying factor analysis, confirming the four dimensions (constructs) proposals (F1-Induced Learning; F2 – Experiential Learning; F3 – Learning Caused; and F4 – Conceptual Learning). Finally, the hypothesis was tested: The informal learning events groups, linked to factors F2 and F3, are those with the greatest impact on the development of key competence of leadership "Encourages and practice innovation". The hypothesis has not been confirmed, although the only event that has presented significant correlation with such competence, albeit low, belongs to F2 (event: participate in challenging projects or experience difficult situations). It is concluded that the GEA range does not have a favourable framework for assessment of the key competence of leadership "Encourages and practice innovation", however, suggested that the improvements can subsidize the identification of teaching-learning strategies for the development of essential skills of leadership.
Keywords: Liderança
Aprendizagem
Avaliação de treinamento
Capacitação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: CAVALCANTE, Conceição de Moraes. Avaliação de grupos de eventos de aprendizagem no desenvolvimento de competência essencial de liderança. 2016. 104 f. Dissertação (Programa Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2128
Issue Date: 23-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConceicaodeMoraesCavalcanteDissertacao2016.pdfDissertação1.86 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.