???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2107
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A criatividade e a organização do processo criativo da escrita em sala de aula
???metadata.dc.creator???: Albernaz, Karana Martins Machado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes, Maria Cândida
???metadata.dc.description.resumo???: A criatividade é um processo inerente ao desenvolvimento humano. Os processos criativos emergem nos contextos de ação do sujeito e que mediante recursos subjetivos, constituídos historicamente, se organizam no momento da ação concreta, caracterizando a aprendizagem criativa. A aprendizagem e seus significados envolvem os objetivos educacionais e suas ações no âmbito concreto do ambiente escolar. A sala de aula é um ambiente propício à diversidade onde as referências de como ensinar devem estar em consonância com o processo de aprendizagem dos estudantes, que atendidos em sua integralidade, as dimensões da aprendizagem afetiva, cognitiva, psicomotora, relacional e criativa sejam experimentadas e vivenciadas em sua trajetória escolar de modo integral. O currículo é um documento que identifica a escola com suas opções teóricas, seus objetivos, princípios e metodologias a serem trabalhadas, transpondo a visão de sujeito e de mundo por sua comunidade e compartilhando suas ações educativas. Este trabalho investigou a organização do processo criativo da escrita em sala de aula, identificando, por meios dos indicadores de aprendizagem criativa da escrita, produções que representam resultados significativos ao tema. Caracterizouse por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e com uso do estudo de caso. Como instrumentos de levantamento de dados, utilizou a pesquisa documental, a entrevista e a observação. A análise de dados, como estratégia do estudo, utilizou-se da análise de conteúdo. Como resultado, a pesquisa evidenciou que é possível estimular e trabalhar a aprendizagem criativa da escrita, desde que o ambiente escolar seja propício a isso. Para estudos posteriores, será possível investigar as percepções discentes acerca da aprendizagem criativa da escrita e sobre sua rotina de produção de texto, considerando as atividades desenvolvidas em sala de aula com vista a estimular essa aprendizagem.
Abstract: Creativity is an inherent process of human development. The creative processes emerge in the action contexts of the individual, and through subjective resources historically constituted, organize themselves in the moment of the concrete action, characterizing the creative learning of writing. Learning and its meanings embrace the educational objectives and their actions in the concrete scope of the school environment. The classroom is the ideal enrivonment for diversity where the references of how to teach must be in unison with the learning process of the students, so that, when reached at full potential, the affective, cognitive, psychomotor, relational and creative dimensions of learning are fully experimented and lived in their academical path. The syllabus is a document that matches the school with its thoeritical options, its objectives, its principles and methodologies to be applied. Transposing the perspective of individuals and their world through its community, and sharing its own educational actions.This paper intends to investigate the development of the creative writing process in the academic context, identifying, through means of indicators of creative writing, productions that represent significant results to this subject. Characterized by a qualitativeexploitational approach in addition to the use of case study. This paper utilizes the documental research, the interview and the observation as data research instruments. The data analysis, as a study strategy, is done through content analysis. As a result, the research showed that it is possible to stimulate and develop creative writing learning as long as the academic environment is in favor of it. As future pursues for studies yet to come, it will be possible to investigate the learners' perspective about creative writing learning and their text production routine, considering the activities developed inside the classroom are done with the intent of stimulating this sort of learning.
Keywords: Escrita
Educação
Criatividade
Aprendizagem
Processo cognitivo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: ALBERNAZ, Karana Martins Machado. A criatividade e a organização do processo criativo da escrita em sala de aula. 2017. 157 f. Dissertação (Programa Strictu Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2107
Issue Date: 22-Feb-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KaranaMartinsMachadoAlbernazDissertacao2017.pdfDissertação3.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.