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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A gestão da educação integral: o caso de uma escola pública do Distrito Federal
???metadata.dc.creator???: Sousa, Ivonete Ferreira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Guimaraes-Iosif, Ranilce Mascarenhas
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo investigou os avanços e desafios no processo de gestão do Projeto Piloto de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI) em uma escola pública do Distrito Federal. Trata-se de um estudo de caso qualitativo baseado no método do ciclo de políticas (Bowe; Ball; Gold, 1992; Ball, 1994). Esta pesquisa analisa a educação em tempo integral no DF a partir de três contextos: o de influência, de produção de texto e o da prática, sendo o último o foco principal do estudo. Os dados foram coletados por meio de análise documental, observação, entrevistas e grupo focal com gestores, professores e estudantes. Os resultados apontam que o PROEITI avançou ao ampliar a oferta para todas as crianças matriculadas em uma jornada de 10 horas diárias. Além disso, possibilitou a contratação de professores concursados para atuar nas disciplinas complementares e nas disciplinas específicas de informática e educação física. Os dados indicam que os três maiores desafios vivenciados pelos gestores se relacionam à limitação de verbas para o desenvolvimento das atividades propostas pela educação integral, à carência de formação continuada dos docentes e à restrição de estrutura física das escolas. Para o aprimoramento do Programa foi sugerido mais investimento nas escolas e o desenvolvimento de uma formação continuada para os profissionais que atuam nas escolas de tempo integral. A pesquisa propõe alternativas para o aperfeiçoamento do processo de gestão no contexto da educação integral e diante dos desafios identificados aponta para a necessidade de um modelo integral de gestão, que pensa e organiza a escola considerando as redes de atores locais e externos. A gestão integral para a escola integral é democrática e feita com todos e para todos.
Abstract: This study aimed to investigate the advances and challenges in the management process of Integral Education Pilot Project in Full Time (Projeto Piloto de Educação Integral em Tempo Integral – PROEITI) in a public school in the Federal District. This is a qualitative case study based on the policy cycle method (Bowe; Ball; Gold, 1992; Ball, 1994).This research analyses the full-time education in three contexts: influence, text production and practice. Data were collected by means of document analysis, observation, interviews and focus groups with managers, teachers and students. The results indicate that the PROEITI advanced when extended the offer to all children enrolled in a journey of 10 hours daily. In addition, it allowed the hiring official teachers to work in complementary disciplines and the specific disciplines of computer science and physical education. Data indicate that the three major challenges experienced by managers relate to limitation of funds for the development of the proposed activities by integral education, the lack of continuing education to the teachers and the lack of the physical structure of schools. For the improvement of the Program was suggested more investment in the schools and the development of continued training for professionals that work in full-time schools. The research proposes alternatives to improve the management process in the context of integral education and on the identified challenges point to the a need for integral management model, who thinks and organizes the school considering the networks of local and external actors. Integral management for integral school is democratic and made with all and for all.
Keywords: Educação integral
Gestão educacional
Educação e Estado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: SOUSA, Ivonete Ferreira de. A gestão da educação integral: o caso de uma escola pública do Distrito Federal. 2016. 167 f. Dissertação (Programa Strictu Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2106
Issue Date: 20-Oct-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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