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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Efeito agudo de brincadeiras ativas sobre potenciais neuroelétricos relacionados à função executiva em crianças
???metadata.dc.creator???: Brito, Stéphany Vieira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Campbell, Carmen Silvia Grubert
???metadata.dc.description.resumo???: A atividade física e cognição são áreas que estão cada vez mais correlacionadas. O estudo objetivou verificar e comparar os efeitos agudos de brincadeiras ativas, passivas e controle na modulação da onda N450 em escolares. 13 escolares de ambos os sexos (9,5±0,8anos; 32,05±5,9kg; 1,38±0,1m; 16,36±4,2%G) participaram de três sessões com duração de 30min em ordem randomizada: 1) Controle – sentadas assistindo um documentário (92,4±8,9bpm); 2) Brincadeiras Ativas – brincadeiras com saltos, polichinelos e corrida (152,8±16,31bpm); 3) Brincadeira Passiva – brincando sentados com jogos pedagógicos. Após isso, realizaram o teste de Stroop (GO/No-go) enquanto era adquirida a atividade elétrica cerebral através de um eletroencefalograma (EEG) e registrado o potencial relacionado a evento (PRE), calculado pelos eletrodos Fz, F3, F4, Cz, Fp1 e Fp2. A ANOVA apresentou significância na média do pico de amplitude da N450, com relação a interação do fator frontal anterior na sessão controle F(2,36)= 3,63, p= 0,04. Na condição incongruente a amplitude da N450 foi menos negativa nos eletrodos frontais nas brincadeiras ativas comparada com controle (p=0,11). Já no teste de Stroop, não foram observadas diferenças significativas do tempo de reação entre as sessões (F(1,92)=0,05, p=0,94). O controle diferiu nas respostas congruentes Go entre as sessões passiva e ativa (p=0,01), e os resultados da sessão ativa também diferiram da passiva (p=0,04). A comparação do total de erros por sessão também apresentou diferença significativa (p=0,02) entre controle e passiva (F(1,71)=8,8,p<0,05). Em conclusão, 30 min de brincadeiras ativas promoveram menor conflito de resposta no teste de Stroop, no componente N450, com isso menor conflito de resposta no teste de Stroop nos estímulos incongruentes, além de maior ativação do córtex pré-frontal.
Abstract: Event-related brain potentials (ERPs) have been instrumental for discerning the relationship between physical activity and aspects of cognition in children. We aimed to verify and compare the waveform of N450 ERP component in Stroop task between active play, passive play and control sessions in children. 13 girls and boys (9.5±0.8yr; 32.05±5.9kg; 1.38±0.1m; 16.36±4.2%body fat) participated on this study. Firstly, they were performed anthropometric evaluations. Thereafter, three sessions lasting 30min were performed in randomized order: 1) Control – seated watching a documentary (92.4±8.9bpm); 2) Active Play – games with movement, eg. jumping jacks, running, jumping (152.8±16.31bpm); 3) Passive Play – playing games seated, eg. puzzles of colors, animals and numbers (99.6±28.2bpm). Subsequently, they completed a Stroop task (GO/No-go) while brain electrical activity was recorded with EEG. ERPs were recorded and calculated from electrodes at Fz, F3, F4, Fp1 and Fp2. Mean peak amplitude of N450 component were used to compare the electrical brain responses between sessions. The ANOVA of N450 mean amplitudes revealed a significant main effect for interaction of factor frontal anterior in control sessionF(2,36) = 3.63, p = 0.04 (fig 1). The N450 amplitude in the incongruent condition was less negative in active play than in control session in the frontal sites (p=0.11). In the Stroop test, no significant differences in reaction time between sessions were observed (F (1.92) = 0.05, p = 0.94). The control differed in congruent Go responses between the passive and active sessions (p = 0.01), and the results of the active session also differed from the passive (p = 0.04). The comparison of total errors per session also presented a significant difference (p = 0.02) between control and passive (F (1,71) = 8.8, p <0.05). In conclusion, 30 minutes of active play promoted a lesser response conflict in the incongruent stimuli in the Stroop test, in the N450 component, in addition to a greater activation of the prefrontal cortex.
Keywords: Exercícios físicos
Brincadeiras
Crianças
Cognição
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Saúde e Medicina
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Strictu Sensu em Educação Física
Citation: BRITO, Stéphany Vieira. Efeito agudo de brincadeiras ativas sobre potenciais neuroelétricos relacionados à função executiva em crianças. 2017. 41 f. Dissertação (Programa Strictu Sensu em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2102
Issue Date: 23-Feb-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

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