Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/978
Type: Dissertação
Title: Violência nas Aulas de Educação Física: estudo comparado entre duas escolas da rede pública do Distrito Federal
Author(s): Lippelt, Ricardo Tucci
First Advisor: Corbucci, Paulo Roberto
Summary: Neste trabalho, foram observadas as violências existentes na vida escolar de adolescentes de classe média média, classe média baixa e classe pobre, em duas escolas da cidade de Brasília, especificamente nas aulas de educação física, analisando-se, principalmente, as diversas práticas violentas ou agressivas entre os alunos, do professor para o aluno e também do aluno para o professor. Esta pesquisa de linha qualitativa teve início com a observação não-participante do pesquisador sobre o comportamento dos alunos e do professor na educação física escolar nas quadras esportivas e seus arredores, sendo anotadas as formas de agressões, quem as praticava e a quem eram dirigidas. Em um segundo momento, os alunos considerados mais violentos ou mais agressivos, de acordo com as anotações e observações, foram convidados a participar de uma entrevista para opinar sobre o tema em questão, assim como os professores envolvidos. Foram constatadas ações e atitudes de discriminação, intolerância, incivilidade, agressões físicas, verbais e simbólicas no cotidiano do meio escolar. Essas atitudes, que podem as vezes ser consideradas como divertimentos inocentes, brincadeiras de mau gosto e características dos adolescentes, também podem acabar em violência, dependendo da visão de um dos envolvidos, se ele se sente ou não agredido ou ofendido, de que forma ele reage à provocação. As duas escolas apresentaram semelhanças e diferenças, ficando latente a presença, em ambas, da agressividade ou violência no seu dia-a-dia, em maior ou menor número de ações.
Abstract: In this work, had been observed all kind of violence in school life of adolescents of middle class, middle class decrease and poor classroom, in two schools of the city of Brasilia, specifically in the lessons of physical education, analyzing itself, mainly, that there s practical violent or the aggressive ones between the pupils, of the professor for the pupil and also of the pupil for the professor. This research of qualitative line had beginning with the observation of the researcher on the behavior of the pupils and of the professor in the school physical education, inside and outside of the school, being written down the forms of aggressions, who practised them and to who they were directed. At a second moment, the more violent or more aggressive pupils, in accordance with the notations and comments, had been invited to participate of an interview to think on the subject in question, as well as the involved professors. Actions and attitudes of discrimination, intolerance, rudeness had been evidenced, physical, verbal and symbolic aggressions in the daily one of the half pertaining to school. These attitudes, that can, sometimes, to be considered as innocent amusements, tricks of bad taste and characteristics of the adolescents, also can finish in violence, depending on the one vision involved them, if it feels itself or not attacked or offended and how he reacts to the provocation. The two schools had presented similarities and differences, being latent the presence, in both, of the aggressiveness or violence in its day-by-day, in greater or minor action number.
Keywords: educação física - violência - Distrito Federal (Brasil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação Física
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: LIPPELT, Ricardo Tucci. Violência nas Aulas de Educação Física: estudo comparado entre duas escolas da rede pública do Distrito Federal. 2004. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2004.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/978
Document date: 7-Jun-2004
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Final.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.