Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/931
Type: Dissertação
Title: Filosofia para crianças da 4ª série do ensino fundamental: Análise de uma experiência no Distrito Federal
Filosofia para crianças da 4ª série do ensino fundamental: Análise de uma experiência no Distrito Federal
Author(s): Oliveira, Adjanira Maria Borges de
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Câmara, Jacira da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Eurides Brito da
Summary: O estudo versa sobre o projeto de ensino de filosofia para crianças, também conhecido como Educar para o pensar . Relata seus pressupostos, sua criação - __por Matthew Lipman __e sua introdução no Brasil. No Distrito Federal o programa de filosofia para crianças chega através da Universidade de Brasília, responsável pela difusão e preparação de professores para o programa. Através de estudo de caso, investigou-se a implantação do programa em uma escola da rede pública do Distrito Federal, numa turma da 4ª série do Ensino Fundamental. As informações sobre a execução do programa foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com a diretora da escola, com a coordenadora pedagógica e a professora da turma selecionada. Também foram realizadas observações durante as oficinas nas quais a filosofia era enfocada. As informações, assim obtidas, permitiram constatar não só mudanças na ação pedagógica dos professores alertados para a importância de um ensino participativo, bem como transformação no comportamento dos alunos no tocante à reflexão, à argumentação e quanto ao respeito demonstrado pela opinião do colega. Em face dos aspectos positivos advindos da implantação do programa, é recomendada sua extensão às demais escolas e séries do Ensino Fundamental.
Abstract: The study is about the project of philosophy teaching for children, also known as Teach for thinking . It relates its fundamentals, its creation __ by Matthew Lipman __ and its introduction in Brazil. In Distrito Federal the program of philosophy for children comes through the UnB, responsible for propagation and preparation of teachers for the program. Through the study case, it has been investigated the implementation of the program in a public school of Distrito Federal, in a forth grade class of Elementary school. The information about execution of the program were obtained through the semi-structured interviews accomplished with the school s principal, with the pedagogical coordinator and a selected class teacher. In addition it has been done observations during the workshops in which the philosophy was focused the information thus obtained allowed to notice changes in the pedagogical role of the teachers concerned in the importance of a participating teaching, besides the behavior transformation of the students regarding the reflection, the argument and the grounded criticism and respect for the opinion of other. In light of the positives aspects coming from the program introduce, it is recommended its extension to other schools and grades of the Elementary school. Word-
Keywords: Filosofia para crianças
Ensino Fundamental
Prática pedagógica
philosophy for children teaching
elementary school
pedagogical practice
filosofia - ensino - crianças
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Adjanira Maria Borges de. Filosofia para crianças da 4ª série do ensino fundamental: Análise de uma experiência no Distrito Federal. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/931
Document date: 18-Sep-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo Adjanira Borges - 2009.pdf406.96 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.