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Type: Dissertação
Title: O crédito educativo: mecanismos de distribuição e percepção de dirigentes e alunos de IES privadas sobre sua contribuição para a expansão da educação superior
Author(s): Oliveira, Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gomes, Candido Alberto da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Castro, Eder Alonso
Summary: A presente pesquisa objetivou investigar a operação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e a percepção de dirigentes e alunos de Instituições de Ensino Superior IES privadas sobre sua contribuição para a expansão da educação superior. Para tanto, analisaram-se os critérios para a alocação de recursos para o FIES, os critérios adotados na distribuição dos recursos por cursos e regiões geográficas, as normas de concessão do financiamento aos alunos e o grau de satisfação com o FIES de dirigentes e alunos financiados de duas (IES) privadas do Distrito Federal. As informações que fundamentaram os estudos foram coletadas por meio da análise de documentos, da legislação pertinente e dos relatórios da Caixa Econômica Federal (CEF); entrevistas semi-estruturadas com técnicos do MEC e da CEF e dirigentes das IES e grupo focal com alunos financiados. Evidenciou-se o consenso de que o FIES tem uma contribuição relevante na expansão das oportunidades de permanência e conclusão da educação superior. Segundo os alunos, sem o empréstimo concedido com os recursos do Fundo não teriam concluído o curso superior. Nos depoimentos, foram também registradas críticas à disseminação das informações sobre as normas que regem a concessão e o pagamento do empréstimo e a exigência do fiador. Recomendou-se, portanto, a ampliação e a desburocratização do apoio do Governo Federal ao estudante de nível superior e a criação de um programa de pesquisa capaz de identificar e analisar o impacto da junção do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do FIES.
Abstract: This research aimed to look into the operation of the Brazilian Student Financing Program (FIES) and the perception of managers and students of Private Higher Education Institution about FIES contribution to the expanding process of Higher Education. In that sense, we analysed the adopted criteria to the asset allocation over FIES, the adopted criteria to the asset allocation over the courses and over the geographic areas, the terms for financial concession to students and the satisfaction degree of leaders and students financed by two Private Higher Education Institutions at Federal District. The information used as fundament for this study was collected by analyzing documents concerning to the rules of FIES, a report from Caixa Econômica Federal (CEF); semi-structured interviews with technicians from the Ministry of Education (MEC), and from CEF, managers of the institutions; focal groups with financed students. There was a consensus that the FIES program has a relevant contribution to the spread out of opportunities to the permanence of students in universities and their conclusion studies of Higher Education. According to some sayings from the students, they would not have concluded their graduation if the Government had not had offered some loan to them to conclude with the sources from the Program. We also registered some critics about the spread out of information of the rules over the concession, payment and the demand for guarantor to have the loan approved. Therefore, we recommended the enlargement and the relief of the bureaucracy of Federal Government to university students as well as the creation of a research program to identify and to analyse the impact that can be caused by the junction of University to All Programme (ProUni) with the FIES.
Keywords: financiamento da educação superior
crédito educativo
gestão da educação
política educacional
economia da educação
higher education financing
educational loans
education management
educational policy
educação - financiamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de. O crédito educativo: mecanismos de distribuição e percepção de dirigentes e alunos de IES privadas sobre sua contribuição para a expansão da educação superior. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/908
Document date: 24-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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