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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O acesso à educação superior na percepção de concluintes do ensino médio : um estudo de sua trajetória e aspirações
???metadata.dc.creator???: Couto, Valquíria Pinheiro Coelho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carnielli, Beatrice Laura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gomes, Candido Alberto da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bof, Alvana Maria
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta a análise e os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes da 3ª série do ensino médio de quatro escolas, sendo duas públicas e duas particulares, de duas regiões administrativas do Distrito Federal. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, cujos dados foram coletados através de questionários e da realização de grupos focais. A pesquisa teve como principal objetivo analisar as aspirações profissionais dos egressos do ensino médio. Inicialmente, traçou-se o perfil socioeconômico dos estudantes, além de levantar hábitos de estudo e consumo de bens culturais. Das diferenças constatadas quanto a estas características destaca-se a renda familiar, superior entre os alunos das escolas particulares, comparada à dos estudantes das escolas públicas. A quase totalidade dos estudantes aspira à continuação dos estudos, mediante o ingresso na educação superior, preferencialmente em carreiras tradicionais, por vislumbrar nelas uma inserção privilegiada no mercado de trabalho e a conseqüente mobilidade social. Essa aspiração, no entanto, não lhes inibe a visão crítica quanto às suas possibilidades de alcançar êxito no exame vestibular. Neste sentido, teceram críticas ao curso freqüentado, destacando o pouco empenho dos professores com o processo de ensino-aprendizagem. Procurou-se também obter informações sobre o conhecimento dos estudantes a respeito das duas principais políticas públicas de apoio ao acesso à educação superior, o PROUNI e o FIES, por possibilitarem a ampliação do acesso à educação superior dos jovens de classes sociais desfavorecidas. Concluiu-se que os jovens, ao término do Ensino Médio, anseiam pelo ingresso na educação superior, entendido como principal fator de mobilidade social. Porém, possuem informações genéricas sobre as políticas públicas de apoio a este acesso, pois essas políticas são ainda insuficientes para atender à demanda e às aspirações dos que concluem o ensino médio.
Abstract: This work presents the analysis and results of a research carried out among students from the third grade in Brazilian high schools of four different institutions, two of which were public, while the other two were private. Those schools were located in two different municipalities of the Federal District. This is an exploratory study, whose data were gathered by means of questionnaires and the implementation of focal groups. The research first and foremost aimed at analyzing the professional aspirations of those coming from middle school. Firstly, the socioeconomic profile of the students was developed, while at the same time their habits of study and culture reception were defined. Among the differences that arose regarding those characteristics, one can highlight family income, which is higher among private schools students as opposed to those from public school. Almost all students aspire to continue their studies, joining superior education, preferably pursuing traditional careers, since they see in them a privileged insertion into the work market and, consequently, better chances of social mobility. That aspiration, however, does not hinder their critical view when it comes to judge their chances to be successful in their university admission exams. For that reason, they have criticized their respective courses, underlining the teacher s little commitment regarding the teaching-learning process. Moreover, this work sought to gather information on how much the students know about the two main public policies that aid students in reaching a higher education, the PROUNI (Brazilian University for All Programme) and the FIES (Financing of Studies), since they help students from the lower classes to join university. It was concluded that those young adults, as soon as they finish their middle education, yearn for moving on to a higher education, which is regarded as the main factor for social mobility. Nevertheless, they hold only generic information about the public policies that support this access, seeing that those policies are still inefficient to meet both the current demand and their aspirations.
Keywords: ensino médio
democratização do acesso
educação superior
middle education
democratization of the access
to universities
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: COUTO, Valquíria Pinheiro Coelho. O acesso à educação superior na percepção de concluintes do ensino médio : um estudo de sua trajetória e aspirações. 2008. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/900
Issue Date: 17-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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