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Type: Dissertação
Title: O plano institucional de desenvolvimento de recursos humanos da CAPES: percepção dos dirigentes e usuários
Author(s): Moura, Elenita Alves de 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues Júnior, José Florêncio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cury, Carlos Roberto Jamil
Summary: O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a implementação do Plano Institucional de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PIDRH) da Capes, no período de 1996 a 2006, por meio das percepções de coordenadores, usuários e não-usuários do Plano, visando aferir seu nível de eficiência e eficácia. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários com uma amostra de 63 usuários em geral, onze egressos de cursos de pós-graduação stricto sensu e oito não-usuários. Para colher as informações junto aos 16 coordenadores e a idealizadora do Plano, foram realizadas entrevistas estruturadas. Os dados reunidos pelo estudo evidenciaram que foram alcançados os objetivos do PIDRH, pois a maioria dos egressos dos cursos aplicou os conhecimentos adquiridos na sua atividade, demonstrando, segundo os coordenadores, melhoria no desempenho profissional. Uma minoria de egressos dos cursos de pós-graduação stricto sensu compartilha desse ponto de vista e almeja mudança de função tendo em vista os conhecimentos adquiridos nos programas de capacitação. Coordenadores e usuários apontaram como limitações do PIDRH a falta de um planejamento mais rigoroso na concessão de apoio e que se leve em consideração a projeção da demanda de capacitação nas diversas áreas. A análise da eficácia foi prejudicada pela falta de indicadores quanto aos resultados esperados com a execução do Plano. São recomendados a revisão e o aprimoramento do PIDRH para que possa se constituir numa ferramenta indispensável para atingir os objetivos da Instituição, aliada ao crescimento do servidor.
Abstract: The objective of this study was to investigate the implementation of the Human Resources Development Institutional Plan during 1996 to 2006, looking through the perceptions of coordinators, the person who did the PIDRH, a sample of users in general, users that used it to course post-graduation stricto sensu and non-users and analyze the level of efficiency and efficacious. The data gathering instruments utilized were questionnaires for the users in general, in addition, 16 coordinators were interviewed and a person who did the PIDRH. The sample consisted in 63 users in general, eleven users that coursed a post graduation stricto sensu and eight non-users. The results from the research showed that PIDRH reached all objectives, because the trained users applied their knowledge in their work. The coordinators said that people who were trained improved in their professional tasks. A small part of users that did post graduation agreed and required changes in their functions due their gained knowledge. The coordinators and users pointed limitations the absence of a proper planning in a concession of support that takes in consideration the projection and demand of capacitating in all areas. The analyses of efficacious was damaged due absence of indicators of results wanted with the execution of PIDRH. It is recommended a review to excel the PIDRH to reinforce a great tool indispensable to obtain the objectives allied with development of public service and Capes.
Keywords: desenvolvimento de recursos humanos
capacitação
development of human resources
capacitating
recursos humanos; administração de pessoal; planejamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MOURA, Elenita Alves de. O plano institucional de desenvolvimento de recursos humanos da CAPES: percepção dos dirigentes e usuários. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/884
Document date: 3-Apr-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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