Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/878
Type: Dissertação
Title: Letramento no ensino superior : perfil dos alunos no primeiro ano de curso de duas IES privadas do DF a partir de suas próprias percepções
Author(s): Almeida, Maria Leoneide Rodrigues de 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues Júnior, José Florêncio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Castro, Eder Alonso
Summary: Este estudo é uma investigação sobre o perfil de habilidade de leitura e escrita de uma amostra de 201 alunos, matriculados no primeiro ano de curso de graduação, em duas instituições privadas de educação superior do DF. A principal referência de análise é a própria fala da população discente pesquisada. É uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva. Seu objetivo maior é analisar, a partir das percepções dos alunos, o seu perfil de letramento. Procurou-se identificar as dificuldades de leitura e escrita desses alunos, a relação que eles declaram ter com a prática de leitura e com os livros, bem como as percepções que eles têm dos métodos didáticos do professor e das dificuldades de ajustamento e adaptação às exigências de leitura e escrita no ensino superior. As perspectivas teóricas que orientaram o estudo estão distribuídas em cinco tópicos: concepção de letramento; o que é leitura; processos de construção da habilidade do ato de compreender; a importância da participação do outro na vivencia de leitura e à produção escrita, por fim o ato de ler: experiência individual e o princípio de natureza dialógica. O perfil do estudante que emergiu da pesquisa é de baixo nível de habilidade de leitura e escrita, com pouca vivência de leitura, embora um número significativo desse público tenha declarado apreciar a leitura com gosto. Esse dado chamou atenção por causa de outra constatação: o aluno que diz ter gosto pela leitura não desenvolveu a prática de ler. Outro elemento relevante é o histórico acadêmico desses alunos e de seu contexto familiar. A maioria é advinda da rede pública, e a família, em sua maioria, só tem a formação básica. Em face das estratégias para desenvolver mais a habilidade de leitura e escrita, há referência ao professor ao qual foi atribuída a missão de contribuir mais e melhor para que essas dificuldades sejam superadas.
Abstract: This research is an investigation on the level of reading and writing skills of 201 students on the first year of a graduating course, in two private higher education institutions in DF, whose principal analysis reference is the own spoken discourse of the studied group. This is a qualitative research, of descriptive nature. Its main goal is to analyze, from the students own perception, their literacy profile. The students difficulties in reading and writing skills were identified, their relationship with books and the reading habit, as well as their perceptions of the teacher s didactic methods and also the difficulties in adjusting and adapting to the reading and writing requirements in higher education.. The theoretical perspectives which oriented this research are distributed in five topics: literacy conception, what reading is about, the building processes of the comprehension ability, the importance of the others participation in the reading practice and the written production, eventually the reading process: personal experience and the principle of the dialogue nature. The profile of the student emerging from the study is a low level and writing skills, little reading experience, although a significant number of these people stated to enjoy reading. This fact called the attention because of verification: the student who claims to enjoy reading has not developed a reading habit. Another relevant element is the students background and their family context. The majority of them come from public schools, and their family members, in general, have got basic education only. About the strategies to a better development of the reading and writing skills, there is a reference to the teacher to whom the mission of an effective contribution to overcome these difficulties was ascribed.
Keywords: letramento
ensino superior privado
habilidades de leitura e escrita
literacy
private higher education
reading skills
leitura; escrita; livros e leitura; ensino superior ensino pago
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ALMEIDA, Maria Leoneide Rodrigues de. Letramento no ensino superior : perfil dos alunos no primeiro ano de curso de duas IES privadas do DF a partir de suas próprias percepções. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/878
Document date: 3-Aug-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Textos completo.pdf404.86 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.