Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/877
Type: Dissertação
Title: Concepções e práticas de professores sobre o ensino e a aprendizagem e uma intervenção intencionalmente planejada no ensino de frações por meio da resolução de problemas em um 5° ano do ensino fundamental
Author(s): Bessa, Márcio Leite de 
First Advisor: Almeida, Sandra Francesca Conte de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Muniz, Cristiano Alberto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Síveres, Luiz
Summary: A presente pesquisa, de tipo quase-experimental, teve por objetivo investigar as concepções e práticas de ensino efetivadas por professores no 5º ano do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação, da cidade de Anápolis-GO, e desenvolver uma metodologia para o ensino de frações, com intervenções intencionalmente planejadas, por meio da resolução de problemas por reconstrução e ressignificação de experiências, segundo os princípios da epistemologia genética. Os dados da pesquisa foram coletados em duas etapas. Na primeira etapa, 50 (cinqüenta) professores responderam a um questionário, onde foi detectado que boa parte dos professores necessita de atualização contínua dos conhecimentos profissionais, maior autocontrole da prática, autonomia para adaptação às situações novas, avaliação mais criativa, contextualizada, buscando maior abrangência do conhecimento construído na escola, uso mais eficaz dos conhecimentos profissionais, incluindo capacitação referenciada nos conhecimentos advindos da epistemologia genética, sobretudo nos processos de ensino e aprendizagem de frações, por meio da resolução de problemas. Na segunda etapa, em um estudo à luz da psicogênese, foram criados dois grupos de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. O grupo quase-experimental foi composto de 29 (vinte e nove) alunos e o grupo de controle contou com 35 (trinta e cinco) alunos. Buscando atender à reconstrução e ressignificação de experiências, as atividades foram desenvolvidas nos níveis prático (manipulação), intuitivo (construção da imagem mental expressa pelo desenho) e operatório (verbalização, elaboração de problemas escritos, resolução e socialização). Os alunos trabalharam em pares por meio de atividades reguladas pelos jogos de regras, descentralização de perspectivas, pela interação social. O grupo experimental teve ganho de aprendizagem de 30,2% (trinta vírgula dois por cento), com base nas diferenças entre o pré-teste e o pós-teste. O grupo de controle alcançou ganho de 11,1% (onze vírgula um por cento). Os resultados destacaram o grupo experimental, evidenciando a eficácia do método aplicado. Sugere-se a repetição do estudo, para efetivar a validade dos resultados.
Abstract: This actual research, type almost-experimental, aimed to investigate concepts and practices for effective teaching by teachers in the 5th year of the elementary school, the Municipal Departament of Education, Anapolis City - GO, and develop a methodology for teaching of fractions, with interventions intentionally planned through solving problems for reconstruction and re-significance of experience, according to the principles of genetic epistemology. The search data were collected in two stages. In the first stage, 50 (fifty) teachers responded to a questionnaire, which was detected that most teachers need continuous updating of professional knowledge, greater self-control of practice, autonomy to adapt to new situations, more creative and contextualized evaluation, seeking higher coverage of the knowledge built at school, more effective use of professional knowledges, including training referenced in knowledge arising from genetic epistemology, particularly in the processes of teaching and learning of fractions through the resolution of problems. In the second stage, in a study in the light of psychogenese, two groups of students from 5th year of elementary school were created. The almost-experimental group was composed of 29 (twenty nine) students and the control group was of 35 (thirty-five) students. Seeking to meet reconstruction and re-significance of experience, the activities were developed in practical (manipulation), intuitive (construction of the mental image expressed by design), and operative (process of verbalizing, preparation of written problems, resolution and socialization) levels. The students worked in pairs through activities governed by sets of rules, decentralization of perspectives for the social interaction. The experimental group had gained from learning of 30.2% (thirty point two percent), based on the differences between pre-test and post-test. The group reached gain control of 11.1% (eleven point one percent). The results highlighted the experimental group, demonstrating the effectiveness of the method applied. It is suggested the repetition of the study to effect the validity of the results.
Keywords: prática de ensino; matemática - estudo e ensino; matemática - problemas, exercícios, etc; epistemologia genética
ensino
problemas
frações
atuação docente
reconstrução
ressignificação de experiências
teaching
problems
fractions
teacher performance
reconstruction
re-significance of experiences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BESSA, Márcio Leite de. Concepções e práticas de professores sobre o ensino e a aprendizagem e uma intervenção intencionalmente planejada no ensino de frações por meio da resolução de problemas em um 5° ano do ensino fundamental. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/877
Document date: 5-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio Leite de Bessa.pdf785.89 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.