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Type: Dissertação
Title: A política de formação de professores nas primeiras séries do ensino fundamental: diretrizes e impasses
Author(s): Amorim, Vilma de Souza Rocha 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Caldas, Naide Pereira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rodrigues Júnior, José Florêncio
Summary: O estudo realizou análises e reflexões sobre as recentes políticas educacionais para formação dos professores, em especial do professor das primeiras séries do ensino fundamental, após a promulgação da LDB/1996. A partir de um breve histórico da formação de professores no Brasil, explicitando as ambigüidades do Curso de Pedagogia desde sua criação até a atualidade, são discutidas as proposições diversas, que sugerem uma disputa pelo locus de preparação do profissional, os caminhos e as estratégias para a definição do modelo ideal de formação. Destaca-se o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Foi dada ênfase às propostas apresentadas pelo Conselho Nacional de Educação para os Cursos Normal Superior e o de Pedagogia, os debates que provocaram entre as entidades representativas dos profissionais da educação.. Utilizando entrevistas com coordenadores, professores e estudantes de Cursos de Pedagogia, buscou-se compreender os motivos do insucesso do Curso Normal Superior e as dificuldades encontradas para a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Foi averiguado também junto aos entrevistados se as competências e habilidades adquiridas pelos estudantes correspondem àquelas formalmente atribuídas ao egresso do Curso de Pedagogia. A partir das respostas obtidas, não há essa correspondência, podendo-se inferir que a formação do educador está a demandar novos e urgentes ajustes.
Abstract: The study analyzed the recent educational policies on Teachers Preparation Programs, especially those directed to the Primary School, approved after the National Education Directions and Bases Law, of 1996. Is presented a short review of the teachers preparation history in Brazil, where appears the ambiguities of the Pedagogy Course, since it was created until our days. Several propositions are presented regarding this course, which suggest a struggle of power for the locus to train the teacher, as well as the strategies to identify the proper model for his preparation. Is underlined the process of construction of the educational professional identity and the teaching as the base for his preparation. The study emphasizes the proposal presented by the National Educational Council (CNE), in 2005, for the Pedagogy Course and the discussions it promoted among the teachers representative entities. Interviews with coordinators, teachers and students of a Pedagogy Course were undertaken in order to understand the reasons of lack of success of the Teachers Preparation Program, at College level, and the difficulties to improve the National Curricula Directions for the Pedagogy Course. In the interviews it was also asked if the competencies and abilities of the students correspond to those considered necessary to an outcome of a Pedagogy Course. By the answers given, there is not such a correspondence, being reasonable to conclude that the teacher s preparation program needs new and urgent adjustments.
Keywords: professores formação; ensino fundamental; pedagogia
formação de professores para educação básica
curso normal superior
curso de pedagogia
diretrizes curriculares nacionais do curso de pedagogia
teachers preparation program
college level of the teachers preparation program
pedagogy course
national curricula directions for the pedagogy course
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: AMORIM, Vilma de Souza Rocha. A política de formação de professores nas primeiras séries do ensino fundamental: diretrizes e impasses. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Mestre em Educação, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/866
Document date: 11-May-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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