Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/863
Type: | Dissertação |
Title: | Leitura teórica e prática do projeto amigos da escola: perscrutando o agir solidário |
Author(s): | Gerin, Aparecida Cléia ![]() |
First Advisor: | Carnielli, Beatrice Laura |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Rocha Neto, Ivan |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Algarte, Roberto Aparecido |
Summary: | Este estudo teve por objetivo analisar as relações entre voluntários atuantes nas ações rotineiras do Programa Amigos da Escola (PAE) de três escolas do Distrito Federal. Em 1999, teve início o PAE, que se propôs a articular os âmbitos privado e público, para atuarem no contexto escolar, de modo a incentivar interseções entre esses parceiros, em busca da qualidade na educação. De forma assistencialista, ou comprometidos com questões voltadas à construção de uma nova cultura, a solidariedade e o voluntariado estão, atualmente, difundidos em quase todo mundo, das mais diferentes maneiras, e têm motivações, entre outras justificativas, provenientes da realidade social, ou alicerçadas em vivências pessoais. Há um potencial a ser explorado e há a pressão por busca de resultados que reduzam a exclusão e o despreparo baseada no pressuposto de que a escola é o espaço para a difusão desses valores inerentes à moderna organização da sociedade. A metodologia desenvolvida foi a abordagem qualitativa. Dados foram coletados em entrevistas semi-estruturadas. A observação e a análise textual discursiva, tanto dos depoimentos colhidos nessas entrevistas, quanto de uma amostra representativa dos textos do PAE, consubstanciaram as respostas às indagações que justificaram esta pesquisa. Constatou-se a desarticulação da prática cotidiana com a teoria contida nos fascículos da Coleção Amigos da Escola, preparada para respaldar possíveis adequações e dúvidas. A abertura da escola ao voluntariado, ainda incipiente, portanto, é pautada por ações pontuais, as quais pouco influenciam a qualidade do ensino. |
Abstract: | This study intended to analyze relationships between volunteers of PAE on the routinely activities of three schools in the Federal District. In 1999, started the Program Friends of the School (Programa Amigos da Escola) PAE, an initiative that proposes to articulate the private and public sectors, to act in the school context, in the search of improving the quality of education. On an assistance way or concerned with questions about building a new culture, solidarity and volunteers relationship are spread all over the world, on most different ways, and has motivations, among others, deriving from the social reality, or based on individual kindness history. It's believed that there is a potential to be explored, and the pressing prosecutions for solutions that reduces the exclusion and the social inequality are based on the assumption that the school is the space from where the diffusion of this value, that is linked to the modern society organization. Was adopted a qualitative approach. Data were collected through interview together with observation and the speech analysis provided answers to questions that justified this research. Still with small influence on the school routine, because directed to focused actions, yet there are evidences that the presence of the volunteers in the school brought new visions and some changes. Daily practices are distant from the theory exposes in the seven booklets Collection Friends of the School, prepared by the Program to give support to the necessary adaptations or doubts that arise during the Program implementation. |
Keywords: | voluntariado; solidariedade; projeto amigos da escola; gestão democrática voluntariado, solidariedade, projeto amigos da escola, gestão democrática volunteer work solidarity friends of the school program democratic management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Language: | por |
Parents: | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Educação |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | GERIN, Aparecida Cléia. Leitura teórica e prática do projeto amigos da escola: perscrutando o agir solidário. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/863 |
Document date: | 14-Jun-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PAE.pdf | 436.34 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.