Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/862
Type: Dissertação
Title: Gestão pedagógica: desafios e impasses
Author(s): Oliveira, Gracilda Gomes de
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
Summary: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a organização da gestão pedagógica, pilar na construção de uma educação de qualidade. O objeto de estudo foi uma instituição pública de ensino fundamental do Distrito Federal. Tratou-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, utilizando estudo de caso e, como procedimentos e instrumento de coleta de dados a análise documental, a observação e a entrevista semi-estruturada. A pesquisa teve como sujeitos participantes, os membros da comunidade escolar interna, constituídos pelos profissionais da educação: gestora, vice-gestora, coordenadora pedagógica e a orientadora educacional. O enfoque foi dado a esses membros, com o intuito de responder a uma questão relevante de como (e se) cada uma delas executa, efetivamente, as funções que lhe são próprias. Constatou-se que a diretora adota uma postura que proporciona a participação de todos na gestão pedagógica. A vice-gestora procura assumir boa parte do trabalho burocrático para que a gestora se dedique à dimensão pedagógica da escola. No entanto, a execução das tarefas repartidas entre os membros da equipe de gestão, esbarra em obstáculos, inicialmente descataca-se o limitado número de membros da equipe, frente ao trabalho a ser executado. A postura de alguns professores, na perspectiva das entrevistadas, que atuam sem compromisso com a execução do planejamento pedagógico da escola, contribui para sobrecarregar ainda mais o trabalho do grupo gestor. Por outro lado, a autonomia limitada que a escola goza frente à Diretoria Regional de Ensino inibe iniciativas que poderiam contribuir para a eficácia das ações educativas. Transpor esses obstáculos constitui o maior desafio deste grupo gestor.
Abstract: The research meant to investigate the organization of the pedagogical management, basic support of a high quality education. The locus of the study was a primary school, in the rural area do the Federal District. It was predominantly qualitative research, through a case study, which used as proceedings the documental analyses, observation and interviews. The research had as participants the members of the internal school community, composed by the educational professionals: the director, vice director, pedagogical coordinator and the responsible for the educational orientation. Their choice was due in order to answer the question of how and if each one accomplishes their proper functions. It was verified that the director has an approach which stimulates the participation of all in the pedagogical management. The vice director tries to undertake most of the administrative work, in order to permit to the director the involvement with the pedagogical dimension of the school. Nevertheless, the execution of the tasks of the management team member s deals with obstacles, the main one being the small number of them, compared with the work to be done. The attitude of some teachers, with low involvement with the execution of the pedagogical planed actions, overcharges even more the management team. On the other hand, the limited autonomy of the school with respect to the Regional Direction of Education obstructs initiatives which could contribute to the effectiveness of some educational actions. Overcome these obstacles is the great challenge of the pedagogical management team.
Keywords: gestão pedagógica
gestão participativa
descentralização
educação de qualidade
pedagogical management
decentralization
educational quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Gracilda Gomes de. Gestão pedagógica: desafios e impasses. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/862
Document date: 26-Jun-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto Completo.pdf691.72 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.