Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/861
Type: Dissertação
Title: Concepções de professores e alunos sobre Resolução de Problemas Abertos como Estratégia de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso de uma escola em Ceilândia DF
Author(s): Oliveira, Edimilson Antonio de 
First Advisor: Walker, Robert Kenyon
???metadata.dc.contributor.referee1???: Muniz, Cristiano Alberto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Galvão, Afonso Celso Tanus
Summary: A presente pesquisa realiza um estudo sobre o Ensino da Matemática no curso de Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva das didáticas da resolução de problemas. Neste sentido, analisa a partir da Metodologia de Resolução de Problemas Abertos, como esta pode contribuir para uma aprendizagem efetiva da matemática aos educandos e oferecer subsídios essenciais para uma compreensão e intervenção ativas junto aos problemas reais, na perspectiva de professores da Educação de Jovens e Adultos. Como base conceitual para análise escolheu-se as categorias resolução de problemas, problemas matemáticos e aprendizagem efetiva buscando sempre o diálogo e a interdependência entre elas. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os professores e um questionário aplicado aos educandos de uma turma da 5ª série do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos. Constatou-se, por meio dos depoimentos dos docentes, que as práticas pedagógicas no Ensino da Matemática, particularmente o objeto deste estudo (didática da resolução de problemas), desenvolvido por esses professores em sala de aula não se ajustam às necessidades, e tão pouco levam em conta os conhecimentos e habilidades dos alunos. Grande parte dos professores levanta boas expectativas em relação a seus alunos, querem que eles não só entendam a matéria, mas que também desenvolvam habilidades de pensamento de ordem superior, tais como análise, raciocínio e resolução de problemas. No entanto, o trabalho pedagógico cotidiano realizado pelos docentes em sala de aula induz os alunos a um processo de aprendizagem tão somente de idéias superficiais e habilidades de baixo nível de aproveitamento escolar (aprendizagem por repetição). Conclui-se, a partir dos resultados desta pesquisa, que a Metodologia de Resolução de Problemas Abertos é intrínseca ao processo ensino-aprendizagem. Neste contexto, o Ensino da Matemática por meio da Resolução de Problemas não é um fim em si mesmo, mas uma das muitas perspectivas e um meio de adquirir novos saberes em outras áreas do conhecimento bem como em contextos reais. Finalmente, esta pesquisa revela que a Metodologia de Resolução de Problemas Abertos é uma estratégia didática que pode auxiliar os educandos no seu processo de aprendizagem.
Abstract: This is a study of the teaching of mathematics in adult and youth education, from the perspective of methods of instruction in problem solving. The question is examined of how the resolution of open-ended problems can contribute to effective mathematics learning, providing essential inputs for active comprehension and intervention in real problems, from the perspective of teachers of adult and youth education. As a conceptual basis for analysis, the categories of problem solving, math problems and effective learning were selected, looking for dialogue and interdependence among them. The material for research analysis was gathered through semi-structured interviews with teachers and a questionnaire administered to students from a fifth grade youth and adult education class in Brazil. It was found, through the teachers testimony, that teaching practices in mathematics education, particularly with regard to the object of this study (the teaching of problem solving), do not meet students needs or take into account their knowledge and abilities. Many teachers have high expectations for their students and want them to not only understand the subject matter, but also develop higher order thinking abilities such as analysis, reasoning and problem solving. Nevertheless, day to day classroom teaching induces the students to a process of learning only superficial ideas and low level scholastic abilities (learning through repetition). The conclusion, based on the research results, is that a methodology of resolution of open-ended problems is intrinsic to the teaching-learning process. In this context, mathematics education via problem solving is not an end in itself, but rather a way to acquire new knowledge in other knowledge areas, as well as in real life contexts. Finally, the study shows that the methodology of resolution of open-ended problems is a teaching strategy that can help students in their learning process.
Keywords: resolução de problemas
ensino da matemática
aprendizagem
educação de jovens e adultos
problem solving
mathematics education
learning
adult and youth education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Edimilson Antonio de. Concepções de professores e alunos sobre Resolução de Problemas Abertos como Estratégia de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso de uma escola em Ceilândia DF. 2007. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/861
Document date: 11-Jul-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto Completo.pdf663.95 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.