Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/858
Type: Dissertação
Title: O papel da escola frente aos desafios do século XXI: a opinião de jovens estudantes do ensino médio do Distrito Federal.
Author(s): Rocha, Paula Fernanda de Melo 
First Advisor: Síveres, Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gomes, Candido Alberto da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barbosa, Najla Veloso Sampaio
Summary: Este trabalho apresenta os resultados e a análise de uma pesquisa realizada com jovens estudantes do ensino médio de duas regiões administrativas do Distrito Federal. A pesquisa teve como principal objetivo investigar as opiniões desses jovens sobre o papel da escola frente aos desafios do século XXI. Além disso, buscou também caracterizar a juventude, identificar os desafios percebidos por eles e relacioná-los ao papel da escola, analisar a relação entre o papel desempenhado pelas escolas e seus anseios pessoais e profissionais, bem como propor, a partir dos apontamentos feitos, algumas iniciativas a serem tomadas pelas escolas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, cujos dados foram coletados a partir da aplicação de questionários e da realização de grupos focais. A análise foi feita quantitativa e qualitativamente, a fim de atender aos objetivos da pesquisa. Quanto aos resultados, é possível afirmar que os jovens têm muito a dizer e clamam para serem ouvidos; desejam intervir e contribuir com os rumos da educação desse século. Concluiu-se que abrir espaços para o diálogo e permitir que os jovens participem do planejamento e da execução das ações significa ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas bem sucedidas, coerentes com os desejos e objetivos pessoais e profissionais dos principais atores desse processo: os estudantes. Por fim, este estudo também deixa claro que a escola do século XXI precisa vincular-se às novas tecnologias e aos meios de comunicação, bem como oportunizar a todos os indivíduos uma educação permanente, conectada ao mundo do trabalho e ao exercício de cidadania.
Abstract: This study presents the results and the analysis of a research carried through with high school young students of two administrative regions in the Federal District. The research had as its main objective to investigate the opinions of these young students on the role of the school concerning the challenges of XXI century. Moreover, it also seeked to characterize youth, to identify the challenges perceived by them and to relate them with the role of the school, to analyze the relation between the role played by schools and their personal wishes, as well as to propose, from the notes made, some initiatives to be taken by schools. This is a study of exploratory character. The data had been collected from the application of questionnaires and the accomplishment of focal groups. The analysis was made quantitatively and qualitatively, in order to meet the objectives of the research. As far as the results are concerned, it is possible to say that young students have a lot say and claim to be heard; they desire to intervine and to contribute with the education routes of this century. The conclusion is that opening spaces for dialogue and allowing that young students take part in the planning and the execution of the actions means to extend the possibilities of successful pedagogical practices which are coherent with the desires and the personal and professional objectives of the main actors of these process: the students. Finally, this study also makes it clear that the school of XXI century needs to associate itself with new technologies and to the media, as well as to provide opportunities to all the individuals with permanent education, connected to the world of work and the exercise of citizenship.
Keywords: educação; juventude; trabalho; ensino médio Distrito Federal
juventude
educação
trabalho
ensino médio
escola pública
escola privada e desafios do século XXI
youth
education
work
secondary education
school public
school private and challenges of XXI century
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ROCHA, Paula Fernanda de Melo. O papel da escola frente aos desafios do século XXI: a opinião de jovens estudantes do ensino médio do Distrito Federal.. 2007. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/858
Document date: 19-Jun-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto Completo.pdf521.83 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.