Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/853
Type: Dissertação
Title: O uso da informática no ensino de geometria: unicamente dinâmica didática ou vantagem cognitiva?
Author(s): Pereira, João Marcos
First Advisor: Monteiro, Maria Therezinha de Lima
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, José Manoel Pires
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Karin Astrid Marques dos
Summary: Análise documental sobre as vantagens do uso da informática no ensino e aprendizagem de Geometria Plana em três grupos de alunos da sétima série e três grupos da oitava série do Ensino Fundamental, de doze a quatorze anos, classe média baixa, freqüentando escolas do Gama, cidade satélite do Distrito Federal. Para cada grupo calculou-se a média geral do rendimento escolar, o desvio padrão individual em relação à média e o desvio padrão da turma. Realizaram-se comparações das turmas do mesmo período em 2004 e 2005 e acompanhamento longitudinal do rendimento de uma mesma turma de sétima série em 2004 e 2005. A análise dos dados pelo teste t, de Student, objetivou rendimento superior das turmas que usaram a informática na aprendizagem da Geometria. Ao final do estudo, alunos e professores foram entrevistados sobre o processo de ensino e aprendizagem da Geometria Plana por meio de programas pedagógicos
Abstract: Document analisys about the advantages of informatics use in teaching-learling of Plane Geometry in three groups of seventh grade and three groups of eighth grade of education basic level. The students are twelve, thirteen or fourteen years old. For each group were calculated the general average, the pattern deviation of the group and the individual pattern deviation in relation to the average. The analisys was made by comparing groups of the same grade in 2004 and 2005 and sequential accompanion of performance for the same group in 2004 and 2005. The t test, of Student, was made in order to show the higher performance of the groups who used the computer when studying Geometry. At the end of this investigation, students and teachers were interviewed about the teaching-learning process of Geometry using computer education programs
Keywords: informática
ensino-aprendizagem
geometria
rendimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PEREIRA, João Marcos. O uso da informática no ensino de geometria: unicamente dinâmica didática ou vantagem cognitiva?. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/853
Document date: 9-Apr-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INICIAIS SEM NRO PUBLICACAO.pdf648.85 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.