Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/843
Type: Dissertação
Title: Webquest: uma metodologia para a pesquisa escolar por meio da Internet
Author(s): Silva, Karine Xavier Soares 
First Advisor: Rodrigues Júnior, José Florêncio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sousa, Carlos Alberto Lopes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Gilberto Lacerda
Summary: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso da Internet como recurso pedagógico para a realização de pesquisas escolares, orientada por WebQuest, em uma escola pública do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa-ação que implementou uma WebQuest a fim de orientar tais pesquisas. Foi desenvolvida em uma turma de 23 alunos de terceira série do ensino fundamental de uma escola pública de Taguatinga que faz uso da Internet em sala de aula. Os alunos realizaram pesquisa sobre alimentação saudável com o auxílio de uma WebQuest, elaborada pela pesquisadora e explorada pelos alunos no laboratório de informática da escola. Todas as sessões foram observadas sistematicamente pela pesquisadora, registradas em um diário de campo e posteriormente analisadas. Após a implementação da referida ferramenta, entrevistou-se os estudantes, usuários da WebQuest, através da metodologia de grupo focal, e a professora responsável pelo laboratório de informática, com a entrevista individual semi-estruturada. Os dados indicam que a WebQuest como metodologia para a pesquisa escolar com base na internet facilita o processo de busca e trato das informações encontradas na grande rede de computadores e por conseqüência facilita a aquisição de conhecimentos. É uma metodologia que promove a motivação do estudante ao realizar pesquisas na internet, sem que o mesmo se disperse nas teias de informações ali disponíveis. Ressalta-se a importância da capacitação dos professores da rede pública de ensino do DF para a elaboração e utilização de WebQuest s de forma que haja continuidade no uso da internet como ferramenta, mas de forma consciente e planejada.
Abstract: This research had as objective analyzes the use of the Internet as pedagogic resource for the accomplishment of school researches, guided by WebQuest, in a public school of Federal district. It is a research-action that implemented a WebQuest in order to guide such researches. It was developed in a group of 23 students of third series of the fundamental teaching of a public school of Taguatinga that makes use of the Internet in classroom. The students accomplished research about healthy feeding with the aid of a WebQuest, elaborated by the researcher and explored by the students in the laboratory of computer science of the school. All of the sessions were observed systematically by the researcher, registered in a field diary and later analyzed. After the implementation of the referred tool, it was interviewed the students, users of WebQuest, through the methodology of focal group, and the responsible teacher for the computer science laboratory, with the semi-structured individual interview. The data indicate that WebQuest as methodology for the school research with base in the internet facilitates the search process and treatment of the information found in the great computer network and for consequence it facilitates the acquisition of knowledge. It is a methodology that promotes the motivation of the student when accomplishing researches in the internet, without the same is dispersed in the webs of information there available. The importance of the teachers' of the public net of teaching of DF training is emphasized for the elaboration and use of WebQuest's so that there is continuity in the use of the internet as tool, but in a conscious way and drifted.
Keywords: internet;pesquisa; educação estudo e ensino
WebQuest
internet na educação
pesquisa escolar
webquest
internet in the education
researches school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Karine Xavier Soares. Webquest: uma metodologia para a pesquisa escolar por meio da Internet. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brsaília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/843
Document date: 6-Dec-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO FINAL.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.