Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/840
Type: Dissertação
Title: O curso de pedagogia e a formação de docentes para a educação básica: a visão dos egressos e formadores sobre a formação inicial
Author(s): Gomes, Ana Clédina Rodrigues 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Câmara, Jacira da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa
Summary: A pesquisa aqui apresentada teve como foco o Curso de Pedagogia ministrado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular situada na Região Norte do País. Buscou-se identificar concepções e práticas pedagógicas dos formadores (docentes do curso) e seu reflexo e avaliação pelos egressos que atuam na docência de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O método de pesquisa empregado foi o estudo de caso, ainda que tenha se desenvolvido de uma forma restrita, por não ter explorado todos os aspectos do objeto da pesquisa, enfatizando apenas a constituição do Curso de Pedagogia, os formadores e os formados (seus egressos). A revisão bibliográfica percorre a evolução da profissão docente e da formação do pedagogo no Brasil, assim como a visão de alguns autores que se dedicam à investigação sobre a formação inicial desses profissionais. No estudo são descritos o perfil dos formadores e egressos, sua concepção de aprendizagem, os recursos e métodos que utilizam no desenvolvimento de suas aulas, assim como as dificuldades sentidas no exercício da profissão, buscando-se, dessa forma, definir os contornos do Curso de Pedagogia. A pesquisa apontou como resultado que os obstáculos percebidos pelos egressos quanto ao curso e à sua prática pedagógica, situam-se no âmbito da concepção do Curso de Pedagogia, que tem se perpetuado no tempo, em que pesem as inúmeras reformas por que o curso passou, e que se caracteriza pela multiplicidade de habilitações dentro de um mesmo currículo, o que leva à fragmentação dos saberes e abordagem superficial dos conteúdos
Abstract: The present study focuses the Pedagogy Course of a private faculty located in the North Region of Brazil. It aims to identify the reflect of the pedagogical concept and practices of the teachers on the professional activities of the graduated, themselves teachers in the initial years of the elementary school. It was applied the Case Study method, although in a restrict way, covering only the constitution of the Pedagogical Course, the teachers and the graduated. The literature reviewed covered the evolution of the teaching profession and the formation of the pedagogue in Brazil, mainly the initial formation of these professionals. The study describes the profile of teachers and graduates, their conception of learning, the teaching methods they use in classroom, as well as the difficulty they feel in their daily work, in order to obtain a framework of the Pedagogy Course. As a result, is point out that the obstacles felt by the graduates in their profession are related mainly to the conception of the Pedagogy Course, which in spite of the several reforms it has undergone, still can be characterizes by the multiplicity of habilitations it offers with the same curriculum, which leads to the fragmentation of the knowledge and the superficiality of the contents.
Keywords: educação estudo e ensino
professores formação
educação de base
pedagogy course curriculum
teachers formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GOMES, Ana Clédina Rodrigues. O curso de pedagogia e a formação de docentes para a educação básica: a visão dos egressos e formadores sobre a formação inicial. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/840
Document date: 22-May-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Ana Cledina.pdf483.11 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.