Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/835
Type: | Dissertação |
Title: | A auto-avaliação institucional, questões e desafios |
Author(s): | Maia, Myriam Christiano ![]() |
First Advisor: | Carnielli, Beatrice Laura |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Capanema, Clélia de Freitas |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Neves-pereira, Mônica Souza |
Summary: | A pesquisa versa sobre o compromisso com a qualidade do ensino ministrado nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e a realidade nelas vivenciada. É comum haver um grande distanciamento entre a prática pedagógica e os objetivos institucionais definidos em documentos internos. Buscando verificar a aproximação desses dois elementos, entendeu-se a avaliação institucional como o caminho mais viável para se conseguir um diagnóstico capaz de conduzir a alterações necessárias para que se seguisse na rota da melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas IES. Nessa perspectiva, entende-se a avaliação institucional como um processo de coleta de informações para promover um projeto integrado e direcionado para a melhoria dos procedimentos e das relações presentes nas IES. Dessa forma, poder-se-ia, objetivamente, atingir a meta de se ter uma escola caracterizada pela qualidade e excelência, tendo como foco um projeto pedagógico pertinente e a adequação das disciplinas, instalações e recursos didáticos à consecução dos objetivos pretendidos. Com este entendimento de avaliação institucional, buscou-se verificar, a partir de um caso concreto de Instituição de Ensino Superior Privada do Distrito Federal (IESPDF),que se inspirou no modelo de avaliação do PAIUB, qual a real importância da avaliação institucional na melhoria da gestão acadêmica em instituições privadas. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em Belloni (1987 E 1998), Dias Sobrinho (1998,2000), Schwartzman (1996), Sousa (1999), entre outros. Realizada a pesquisa de campo, através da análise documental e entrevistas, foi possível concluir que esse tipo de avaliação na IESPDF estudada, é um processo em construção, no qual foram enfrentadas resistências e dificuldades, porém poderá levar além do mero diagnóstico institucional, à correção de rumos, no intuito de servir à causa da educação superior, isto é, de aprimorar o ensino, de capacitar os docentes, de fomentar competência para a formação de cidadãos para a vida. |
Abstract: | The present work approaches the commitment with the quality of the teaching supplied in private Institutions of Higher Education (IES) and the reality in them lived. A great estrangement noticed between the pedagogic practice and the institutional objectives such as defined in internal documents. Looking for an approach of those two elements, institutional evaluation was chosen as viable road to get a diagnosis capable to drive to necessary changes in order to for the improve of the quality of the services rendered by IES. In this perspective, institutional evaluation is understood as a process of collection of data to promote an integrated project addressed for the improvement of the quality of the procedures and the present relationships in IES. In this way, it could be possible to reach the goals in having a school characterized by quality and excellence, focusing on a pertinent pedagogical project, with the selection of disciplines, facilities and didactic resources for the attainment of the intended objectives. With this concept of institutional evaluation in mind, it was studied the case of a Private Institute of Higher Education in the Federal District (IESPDF) whose evaluation system was inspired in the PAIUB, in order to identify the real importance of the institutional evaluation in the improvement of the academic management of the higher education in deprived institutions. For so much, Belloni was consulted (1987 AND 1998), Dias Sobrinho (1998,2000), Schwartzman (1996), Sousa (1999), among other, structuring the theoretical base for the development of the theme. The field research was executed through documental analysis and interviews, which allowed the conclusion that the institutional evaluation in the studied IESPDF is a processes still in construction and during it were was found many resistance and difficulties, but can allow besides the mere institutional diagnosis the correction of directions, in the intention of serving to the cause of the superior education, that is, perfecting the teaching, qualifying the teachers and fomenting competence for the citizens' formation for the life. |
Keywords: | Instituição de Ensino Superior Privada avaliação institucional aprimoramento da qualidade de serviços educacionais private institution of higher education institutional evaluation refinement of the quality of education services |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
Language: | por |
Parents: | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Educação |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | MAIA, Myriam Christiano. A auto-avaliação institucional, questões e desafios. 2005. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/835 |
Document date: | 29-Aug-2005 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Myriam Maia.pdf | 354.58 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.