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Type: Dissertação
Title: A formação de conceitos probabilísticos em crianças da 4ª série do ensino fundamental
Author(s): Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
First co-advisor: Rossi, Tânia Maria de Freitas
???metadata.dc.contributor.referee1???: Muniz, Cristiano Alberto
Summary: Este trabalho objetivou analisar a constituição do conceito científico de probabilidade em alunos da 4ª série do Ensino Fundamental a partir dos conceitos cotidianos por eles desenvolvidos. Utilizamos a perspectiva vygotskiana e o método de análise microgenético, que busca investigar um fenômeno em sua gênese e em seu processo de desenvolvimento. Os participantes foram 23 alunos dessa série. Os dados foram obtidos em três etapas. Na 1ª etapa, aplicamos o teste A com o objetivo de identificar os conceitos cotidianos dos alunos. Esses conceitos detectados serviram de indícios para desencadear o processo para a construção de novos conceitos. Na 2ª etapa, desenvolvemos uma intervenção em sala de aula onde procuramos construir o conceito científico de probabilidade relacionado a outros conceitos e buscamos alcançar níveis mais elevados de abrangência e complexidade em relação aos conceitos cotidianos. Selecionamos como atributos de referência os conceitos de: eventos certos, eventos impossíveis, comparação de probabilidade, eventos independentes, eventos equiprováveis e quantificação de probabilidade. Na 3ª etapa, aplicamos o teste B para detectar se os alunos conseguiam identificar e exemplificar situações de incertezas e as diferenças fundamentais em relação aos conceitos cotidianos identificados. Os resultados indicaram que a maioria das crianças apresentou progresso. No pré-teste, todos os alunos foram capazes de prever eventos certos e impossíveis, mesmo que não soubessem explicitá-los. Cerca de um terço dos alunos souberam comparar as possibilidades, mas tinham limitação para justificar as suas respostas. No pós-teste, todos os alunos identificaram eventos certos e impossíveis, com a respectiva justificativa, bem como a comparação de possibilidades. No tocante ao domínio dos conceitos de eventos independentes e iguais, os resultados foram diferenciados. No pré-teste, 100% demonstraram não ter esses conceitos construídos. Já no pós-teste, 52,17% dos alunos foram capazes de identificar e justificar a ocorrência dos eventos independentes, enquanto apenas 34,78% alcançaram o domínio do conceito de eventos equiprováveis. Em relação à quantificação das probabilidades, no pré-teste todos os alunos demonstraram não ter esse conceito, no entanto, no pós-teste 78,29% dos entrevistados revelaram entendê-lo. A pesquisa mostra a necessidade do professor propor situações-problema que envolvam conceitos probabilísticos de forma inter-relacionada, inclusive com outros conteúdos matemáticos. Por fim, foram feitas sugestões para pesquisas futuras.
Abstract: The present study aimed at analyzing the constitution of the scientific concept of probability among 4th grade elementary school students from their own developed daily concepts. The Vygotskian perspective and microgenetic analysis method, which aim at investigating a phenomenon from its genesis and development process, were used. Twenty-three students from the aforementioned grade participated in the study. The data were collected in three stages. During the first stage, test A was applied with the objective of identifying students daily concepts. These detected concepts were later used as indication to bring about constriction process of new concepts. In the second stage, a classroom intervention whose purpose was to construct scientific concept of probability, related to other concepts, as well as to heighten the understanding of range and complexity of other daily concepts, was developed. The selected attributes of reference were: Certain events, impossible events, probability comparison, independent events, equiprobable events, and probability quantification. On the third stage, test B was applied in order to detect whether the students were able to identify and exemplify situations of uncertainty and the fundamental differences in relation to the daily concepts which had been identified. The results indicated that the majority of the children progressed. In the pre-test, all students were able to foresee certain and impossible events, even though they could not explicit them. Around one-third of the students could compare the possibilities, but faced limitations when they had to justify their answers. Yet in the post-test, all students identified certain and impossible events, giving their respective justification, as well as the possibility comparison. Regarding the mastering of the concepts of independent and same events, the results were different. In the pre-test, 100% showed having no construction of these concepts. In the post-test, however, 52.17% of students were able to identify and explain the occurrence of independent events, while only 34.78% mastered the concepts of equiprobable event. In regards to the quantification of probabilities, in the pre-test all students demonstrated that they did not grasp this concept, while in the post-test, 78.29% of the interviewed revealed an understanding. The research shows the need for teachers to propose situational problems which involve many interrelated probability concepts along with other math topics. Finally, suggestions for future research were made
Keywords: conceitos; crianças; probabilidades ensino fundamental
formação de conceitos
robabilidade
ensino fundamental
concept formation
probability
elementary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. A formação de conceitos probabilísticos em crianças da 4ª série do ensino fundamental. 2005. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/834
Document date: 2-Jun-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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