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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mulheres trabalhadoras, sim. Alunas por que não?: estudo sobre gênero, trabalho e educação na Bahia
???metadata.dc.creator???: Alves, Francisca Elenir
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Candido Alberto da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Câmara, Jacira da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Ana Alice Alcântara
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho realiza um estudo sobre as trajetórias escolares e ocupacionais e relações de gênero de mulheres trabalhadoras da cidade de Alagoinhas - BA, com foco nas práticas de Educação de Jovens e Adultos (elevação de escolaridade integrada à qualificação profissional), no âmbito do Programa Integrar da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores - CNM/CUT. Nesse sentido, analisa a partir das relações de gênero, os fatores objetivos (características e condições de vida e trabalho) e subjetivos (motivações, interesses e perspectivas) que influenciaram o acesso e permanência destas mulheres das camadas populares nos cursos de Educação de Jovens e Adultos, bem como as suas aspirações à continuidade dos estudos, além de tentar compreender como a escolarização tem contribuído para a vida destas mulheres. Como base conceitual para a análise, escolheu-se a categoria Gênero, enquanto categoria histórica e relacional, sempre dialogando com as categorias Trabalho e Educação. O material da pesquisa foi coletado principalmente por meio de entrevistas com as educandas matriculadas no curso de Ensino Fundamental e, além disso, foram analisados documentos, como diários de classe e fichas de matrícula. Conclui-se a partir dos resultados da pesquisa que o aumento da escolaridade é um pré-requisito fundamental para o empoderamento das mulheres em todas as esferas sociais. Portanto, se faz necessário garantir a oportunidade de uma educação de qualidade tanto para as meninas e meninos, quanto para as mulheres e homens, cumprindo, assim, o princípio constitucional que lhes assegura o direito à educação. Além da educação, o trabalho é a via fundamental para a superação da condição de pobreza em que vivem essas trabalhadoras. Não qualquer trabalho, mas sim um trabalho entendido como uma ocupação produtiva, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade e segurança de modo a garantir dignidade para as mulheres.
Abstract: The present work carries trough a study on school and occupational trajectories and relations of gender of women workers of the city of Alagoinhas, Bahia, Brazil, with focus in practical of the Adult and Young Education (fundamental level) integrated with Vocational Training in the scope of the Program Integrar of the National Confederation of the Metal Workers (CNM/CUT). In this direction, it analyzes from the objective relations of gender, the objective factors (characteristic and conditions of life and work) and subjective factors (motivations, interests and perspectives) that they had influenced the access and permanence of these women of the popular layers in the courses of the Adult and Young Education, as well as its aspirations to the continuity of the studies, besides trying to understand as the school and the conclusion of the fundamental level of education has contributed for the life of these women. As conceptual base for the analysis, it was chosen category Gender, while historical and relational category, always dialoguing with the categories Work and Education. The material of the research was collected mainly by means of interviews with women workers what concluded the fundamental level, moreover, had been analyzed documents, as daily of classroom and files of school registration. The conclusions from the outcomes of the research show that the increase of schooling is a basic pre-requisite to empower women in all social spheres. Therefore, it is necessary to guarantee an education of quality for boys and girls, women and men as well, so that the laws that assure the rights for education are accomplished. Besides education, employment is fundamental to overcome the poverty in which these female workers live. What is meant by employment, is a productive well-paid occupation, under a safe and free environment and able to guarantee dignity for women
Keywords: gênero
trabalho
educação da mulher
educação de jovens e adultos
ensino médio
gender
work
women s education
adult and young education
secondary education
1. Educação feminina - Bahia. 2. educação de adultos; mulheres; mercado de trabalho
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ALVES, Francisca Elenir. Mulheres trabalhadoras, sim. Alunas por que não?: estudo sobre gênero, trabalho e educação na Bahia. 2006. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/833
Issue Date: 17-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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