Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/831
Type: Dissertação
Title: A formação do bacharel em direito e a filosofia na visão dos professores e alunos: convergências e inquietações
Author(s): Benradt, Leda Cristina 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Monteiro, Maria Therezinha de Lima
Summary: O estudo objetivou investigar, junto aos alunos e professores do Curso de Direito, a concepção que têm da filosofia e da filosofia do direito e, ainda, qual a importância dessas disciplinas para a formação e a prática do bacharel em direito. Fora, investigadas também algumas das possíveis causas da crise vivenciada pelos Cursos de Direito, a fim de verificar se há uma relação entre o estudo das disciplinas filosóficas com tais causas. A pesquisa foi realizada em uma universidade privada de Brasília-DF, na modalidade de survey. Foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas a uma amostra de professores e alunos do 9º e 10º semestres do Curso de Direito A literatura destaca as constantes modificações pela quais passaram os currículos dos cursos jurídicos no Brasil, desde sua criação até os dias atuais, evidenciando uma constante insatisfação com respeito aos mesmos. É também abordado o surgimento da Ordem dos Advogados do Brasil e seu papel na consolidação da carreira jurídica e na definição dos parâmetros para a formação dos futuros profissionais Os resultados da pesquisa sugerem que entre os professores e alunos, não há uma concepção clara do que seja filosofia e filosofia do direito. Predomina, no entanto, uma consciência da importância dos estudos filosóficos, tanto para a formação do bacharel em direito, quanto para o seu exercício profissional. Por fim, apresentam-se algumas reflexões e recomendações relacionadas ao estudo da filosofia.
Abstract: The study aimed to reveal the conception of students and teachers of a Law School on Philosophy and Law Philosophy and the importance of these disciplines in the education and professional practice of the lawyer. It was also approached the possible reasons of the state of lack of satisfaction about the law teaching, in order to verify if there is a connection between this state and the teaching of philosophy. The study was undertaken in a private university in Brasilia-DF, through a survey, using a questionnaire with open and closed questions, applied to a sample of teachers and students of the 9th and 10th semester. The literature about the law teaching, since it started, underlines the criticism and constant modifications of the curriculum, as an evidence of his inadequacy. The study also deals with the creation of the Brazilian Lawyers Order and the importance it had in the structuring of the law carrier and also in the definition of parameters for the education of this professional category. The results of the research reveal that there is not a clear understanding about the meaning of philosophy among teachers and students, notwithstanding the importance of the philosophical studies is recognized for the education and practice of the lawyer. Finally, are presented some conclusions and recommendations on the matter.
Keywords: estudantes direito; formação profissional; direito filosofia
formação do bacharel em direito
historia do ensino jurídico
filosofia
filosofia do direito
lawyer s education
law teaching history
philosophy
law philosophy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BENRADT, Leda Cristina. A formação do bacharel em direito e a filosofia na visão dos professores e alunos: convergências e inquietações. 2004. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2004.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/831
Document date: 16-Dec-2004
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leda.pdf1.83 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.