Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/826
Type: Dissertação
Title: Significância da menção apurada a partir do exame nacional de cursos, no âmbito da análise envoltória de dados ( DEA - data envelopment analysis)
Author(s): Borges, Renato Sérgio 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, José Manoel Pires
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bittencourt, Marco Aurélio
Summary: Desde a década de 80 se busca delinear uma metodologia de avaliação das instituições de ensino superior que, ao mesmo tempo que respeite as peculiaridades da proposta educacional da instituição, seja fidedigna e permita a comparação. Este estudo pretende trazer uma contribuição neste sentido por meio de simulações realizadas com o Exame Nacional de Cursos ENC e a Análise Envoltória de Dados DEA. O primeiro tem mensurações objetivas e análise in-loco das condições dos cursos. O segundo utiliza-se de programação matemática para verificar a eficiência alocativa de insumos. Confrontou-se os modelos, focando-se 181 cursos de administração avaliados em 2003, provenientes de instituições privadas e federais. A DEA, modelo confrontante, utilizou, como insumos, as condições de oferta do ENC mais a quantidade de vagas e, como produtos, a quantidade de formandos mais a nota média dos participantes do exame. Além de uma radiografia sobre o curso de administração, o estudo mostra convergência entre as menções do ENC, que variam de [A] a [E] e os resultados da DEA, que variam de [0,0] a [1,0]. Em dois formatos, que alternam os itens de produção - com e sem nota média dos participantes-, apurou-se convergências totais de 68% e 65,7% respectivamente, isto dividindo-se os resultados em três faixas: [A], [B] e [C, D e E] para o ENC e [1,0 a 0,95], [0,95 a 0,85] e [menores 0,85] para a DEA. Como visto, os modelos acusaram convergências significativas nos resultados, em que pese o fato da DEA ser mais severa na sua avaliação. Como aspectos de ineficiência alocativa de insumo identificada na DEA, pode ser mencionada a relação vagas, matrículas e formandos, que, no entanto, para a sua perfeita compreensão, está a exigir estudos ulteriores, cruzando um maior número de informações.
Abstract: Methodologies for evaluation of degree institutions had been outlined since 80 s. It is hoped that such methodologies respect the peculiarities of the educational proposal of the institution, be trustworthy, and allow comparison as well. This article intends to contribute with those proposals by simulations with Exame Nacional de Cursos (ENC) and the Análise Envoltória de Dados (DEA). First one has objective measures and analyses in-loco of the course conditions. Second one uses mathematical programming to check the allocative efficiency of the courses. The models had been confronted by focusing 181 private and public managing course institutions evaluated in 2003. The DEA, confronting model, used, as input, the offering conditions and, as products, the number of graduating and the average grade of the participants. Besides a X-ray about the managing courses, the article shows the convergence among ENC grades, which vary from [A] to [E], and the DEA grades, which vary from [0%] to [100%]. Upon two simulations that varies the production item with and without average grade of the participants it has been identified total convergence of 68,0% and 65,7% respectively. Such results are divides in three ranges: [A], [B] and [C, D, E], for ENC, and [100% to 95%], [95% to 85%], and [lower then 85%], for DEA. So, the models revealed convergence of the results, although the fact that the DEA be most severe in its evaluations. The DEA pointed allocative inefficiency related to vacancy, number of registrations, and number of graduating. This article suggests subsequent studies so that it can be better understood.
Keywords: avaliação institucional
exame nacional de cursos- ENC
análise envoltória de dados- DEA
eficiência alocativa
institutional evaluation
ENC
DEA and allocative efficiency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BORGES, Renato Sérgio. Significância da menção apurada a partir do exame nacional de cursos, no âmbito da análise envoltória de dados ( DEA - data envelopment analysis). 2005. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/826
Document date: 11-Oct-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renato Sergio.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.