Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/813
Type: | Dissertação |
Title: | As bolsas de graduação-sanduiche do programa ciência sem fronteiras : uma análise de suas implicações educacionais |
Author(s): | Chaves, Gérlia Maria Nogueira ![]() |
First Advisor: | Guimarães-iosif, Ranilce Mascarenhas |
Summary: | A presente pesquisa investiga os complexos processos de criação e de implantação do Programa Ciência sem Fronteiras, maior política pública de internacionalização da educação superior do Brasil. Partindo da integração entre as áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), o programa promove a elevação da competitividade brasileira ao enviar pesquisadores e estudantes para estudar em instituições estrangeiras renomadas internacionalmente. Este estudo foca na ampliação da concessão de bolsas de graduação-sanduíche e nas implicações educacionais dessa política para os estudantes beneficiados e sua instituição de origem. A investigação foi realizada nas duas agências estatais executoras da política, Capes e CNPq, e em uma instituição de ensino superior privada da Região Centro-Oeste. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, realizado a partir das técnicas de análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionário. O estudo fundamenta-se no método do ciclo de políticas criado por Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994) e analisa a política do ponto de vista dos cinco contextos do ciclo: contexto de influência, contexto de produção de texto, contexto da prática, contexto de resultados (efeitos) e contexto de estratégia política. A análise dos dados coletados na pesquisa é feita por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que o Ciência sem Fronteiras, apesar de promover a internacionalização acadêmica e a formação de recursos humanos (KNIGTH, 2005) de forma mais ampla, tem reforçado o modelo de internacionalização passivo de estudantes, professores e pesquisadores (MARRARA, 2007; LIMA; CONTEL, 2011) brasileiros. Os dados apontam que a política contribui para o fortalecimento do grande mercado mundial da educação superior. Todavia, o estudo destaca que as bolsas de graduação-sanduíche do Programa também trouxeram benefícios educacionais ao grupo de estudantes contemplados na Instituição de Ensino Superior investigada. As percepções dos atores investigados acerca das implicações educacionais da política são contraditórias. No entanto, apesar de limitações nas medidas tomadas internamente tanto pelos órgãos executores como pela IES, a maioria dos atores investigados reconhece que a experiência da internacionalização colabora para a autonomia e o amadurecimento acadêmico do estudante, ampliando suas redes de aprendizagem e de contatos. A pesquisa evidencia a necessidade de melhor comunicação no âmbito do Programa na IES pesquisada e nas agências executoras da política. Recomenda-se uma revisão do Programa, especialmente, no que diz respeito ao acompanhamento dos bolsistas pelas instituições de ensino superior e pela Capes e pelo CNPq. Por se tratar de um estudo de caso sobre uma política recente, o estudo sugere a realização de outras pesquisas que possam colaborar para a criação de indicadores que contribuam para o aperfeiçoamento do Ciência sem Fronteiras e de outras políticas de internacionalização adotadas pelo Estado brasileiro. |
Abstract: | The present research investigates the complex processes of creation and implementation of the Science Without Borders Program, the largest public policy for the internationalization of Higher Education in Brazil. Stemming from the integration between the areas of Education, Science, Technology and Innovation (S,T&I), the program promotes the competitiveness of Brazilian education by sending students to study at internationally renowned foreign institutions. This study focuses on the expansion of the concession of undergraduate exchange scholarships and the educational implications of this policy for the students and institutions that benefit from it. The investigation was conducted at two state agencies that implement the policy, Capes and CNPq, and at a private Higher Education Institution in the Midwest region. It is a qualitative Case Study in which we used techniques of documentary analysis, semi-structured interviews and questionnaires. The study was based on Stephen Ball and his collaborators Policy Cycles Method (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994) and analyses the policy from the viewpoint of five contextual cycles: the contexts of influence, text production, practice, results (effects) and strategic policy. The analysis of the data we collected for the research was done through the method of content analysis. The results show that, despite promoting academic internationalization and the training of human resources (KNIGTH, 2005), the Science Without Borders Program has more broadly strengthened the model of a passive internationalization of Brazilian students, teachers and researchers (MARRARA, 2007; LIMA; CONTEL, 2011). The data shows that the policy contributes to strengthen the large global higher education market. However, the study points out that the program s undergraduate exchange scholarships have also brought educational benefits for the students in the contemplated higher education institution. In what concerns the educational implications of the policy, the perceptions of the actors involved are contradictory. However, despite the limitations in the measures undertaken both by the implementing agencies and the Higher Education Institution, the majority of actors investigated recognize that the experience of internationalization contributes to the autonomy and academic maturity of students, expanding their learning contacts and networks. The research highlights the need for better communication between the Program, the Higher Education Institution and the Agencies that implement the policy. We recommend a review of the Program, especially in what concerns the monitoring of scholarship recipients by the Institutions of Higher Education, Capes and CNPq. Because it is a Case Study on a particularly recent policy, the study suggests that further research should be conducted, so as to create indicators that could contribute to the improvement of the Science Without Borders Program and other internationalization policies adopted by the Brazilian Government. |
Keywords: | ciência sem fronteiras educação bolsas de estudo ensino superior Programa Ciência sem Fronteiras bolsas de graduação-sanduíche internacionalização da educação superior internacionalização da ciência, tecnologia e inovação science without borders program undergraduate scholarships internationalization of higher education internationalization of science, technology and innovation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Parents: | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Educação |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | CHAVES, Gérlia Maria Nogueira. As bolsas de graduação-sanduiche do programa ciência sem fronteiras : uma análise de suas implicações educacionais. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/813 |
Document date: | 31-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gerlia Maria Nogueira Chaves.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.