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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação quilombola em Mesquita : estudo da gestão da escola a partir do processo histórico, emancipatório e das relações de conflito
???metadata.dc.creator???: Neres, Manoel Barbosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Jesus, Wellington Ferreira de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo investiga a educação quilombola, particularizada na gestão escolar de uma instituição pública de ensino do Quilombo Mesquita, em Cidade Ocidental, Goiás. Utilizandose de pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, análise documental e pesquisa bibliográfica, analisa-se o processo histórico local, os múltiplos conflitos relacionados à dimensão quilombola e à gestão escolar, propriamente dita; esta, no tocante ao atendimento às diretrizes da educação quilombola. Faz-se também uma conexão entre o passado e a contemporaneidade da luta emancipatória dos negros em Mesquita, procedendo-se, assim, à ampliação do quadro de abrangência temática, partindo do ocorrido em Mesquita e chegando-se a particularidades do enfrentamento da escravidão no Brasil. Como resultados da investigação, surge pertinente traçado histórico-cultural local, dado esse que potencializa as fragilidades evidenciadas na escola local investigada, quanto a cumprir e fazer cumprir a legislação educacional quilombola. Atinente, ainda, à gestão escolar, os conflitos entre os defensores e opositores do Quilombo constituem uma dessas fragilidades por traduzir o desconhecimento, assim como o descrédito da ação afirmativa demandada pelo artigo 26A, da LDB. Em que pesem os contextos dos embates que envolvem a historicidade do Quilombo Mesquita, verifica-se que a base das oposições, quase sempre, tem por motivação interesses fundiários, embora não exclua a possibilidade da existência de posturas racistas, não raro, veladas. Por fim, este estudo publiciza perspectivas de pesquisas, no âmbito dessa temática, ao demonstrar que, mesmo considerando os avanços da humanidade em matéria de direitos humanos, políticos, sociais e étnico-raciais, os desafios da emancipação negra, exemplificados nos quilombolas de Mesquita, são exigentes e persistentemente atuais.
Abstract: This study investigates the quilombo education, individualized in school management of an educational public institution of Quilombo Mesquita in Cidade Ocidental, Goiás. Using qualitative research ethnographic, documentary analysis and bibliographic research, it analyzes local historical process multiple conflicts related to quilombo size and school management; this, with regard to compliance with the guidelines of the quilombola education. And did it too a connection between the past and contemporary emancipatory struggle of blacks in Mesquita proceeding thus at expanding the thematic scope of framework, based on what happened in Mesquita and coming to the bondage of coping with the particularities in Brazil. As a result of the investigation, it appears relevant historical and cultural site layout, as one that enhances the weaknesses highlighted in the local school investigated, as the respect and enforce the quilombo educational legislation. Regard also to the school management, conflicts between proponents and opponents Quilombo of these weaknesses for translating he ignorance, and the discrediting of affirmative action demanded by Article 26A of the LDB. In spite of the contexts of conflicts involving the historicity of the Quilombo Mesquita, it was found that the base of the opposition, almost always, is motivated by land interests, while not ruling out possibility of racist attitudes, often, veiled. Finally, this study publiciza prospects for research under this theme by showing that even considering humanity's progress in human rights, political, social and ethnic-racial, the challenges of black emancipation, exemplified in the people from Quilombo Mesquita, are demanding and persistently present.
Keywords: educação
quilombos
mesquitas
escolas
organização
administração
quilombo mesquita
school management
quilombola education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: NERES, Manoel Barbosa. Educação quilombola em Mesquita : estudo da gestão da escola a partir do processo histórico, emancipatório e das relações de conflito. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/804
Issue Date: 17-Jun-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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