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Type: Tese
Title: Educação para a sexualidade no ensino fundamental : discursos e práticas de pais e professores
Author(s): Silva, Rosenilda Moura da 
First Advisor: Almeida, Sandra Francesca Conte de
Summary: O objetivo deste estudo foi investigar as concepções e práticas de pais e professores de alunos do ensino fundamental sobre a educação para a sexualidade, em uma escola da rede particular de ensino, de Brasília, Distrito Federal, por meio de relatos discursivos. A perspectiva teórica apoiou-se nos trabalhos de Michel Foucault considerando a arqueologia do saber, a genealogia do poder e a ética, que reproduzem a relação do sujeito com ele mesmo à luz da história da sexualidade e nas Orientações Técnicas Internacionais sobre Educação em Sexualidade. A natureza da pesquisa é qualitativa, o método privilegiado foi o estudo de caso, embora se tenha utilizado também do método documental. O instrumento utilizado na construção dos dados foi a entrevista semiestruturada, cujas respostas foram analisadas por meio da técnica da análise discursiva. A amostra foi composta por dezesseis pais e dezesseis professores de alunos do ensino fundamental. Dos dezesseis professores seis eram membros da equipe técnica e pedagógica da escola pesquisada. Os resultados apontam para o uso dos mecanismos de controle e domínio de pais e professores sobre a educação para a sexualidade, a partir dos discursos e práticas desenvolvidos no espaço escolar e familiar, que possuem raízes nas políticas do poder, sobretudo com relação à instância da regra, ao ciclo da interdição e à lógica da censura. Foi confirmada a hipótese de que os discursos de pais e professores sobre a educação para a sexualidade, no ensino fundamental, percorrem os dispositivos de repressão, que produzem impactos na maneira pela qual o sujeito se constitui subjetivamente. O método utilizado mostrou-se adequado para se atingir os objetivos traçados e a abordagem teórica proporcionou, por meio de uma leitura abrangente, uma melhor compreensão do fenômeno estudado.
Abstract: The objective of this study was to investigate, through oral narratives, the conceptions and practices adopted by parents and teachers of elementary school students towards sexuality education in a private school in Brasilia, Federal District. The theoretical perspective was based on the International Technical Guidance on Sexuality Education and Michel Foucault's work, taking into consideration the archeology of knowledge, the genealogy of power, and ethics, which replicate the relationship of the individual with himself in light of the history of sexuality. This was a qualitative study that favored the case report method, but the documentary method was also used. The semi-structured interview was the instrument used to collect and construct data. The answers were analyzed using the discourse analysis technique. The sample included sixteen parents and sixteen elementary school teachers. Out of the sixteen teachers, six were members of the technical and pedagogical team of the target school. The results indicate the use of control mechanisms by parents and teachers in relation to sexuality education, based on the discourses and practices developed in the school and the family environment, which are rooted in political power, particularly with regard to the exertion of rule, the interdiction cycle, and the logic of censorship. The hypothesis that the discourses and practices of parents and teachers towards sexuality education in elementary school are permeated by a repressive ideology, which influences the way an individual is subjectively constituted, was confirmed. The method used was appropriate to achieve the goals established, and the theoretical approach rovided, through comprehensive background reading, a better understanding of the phenomenon studied.
Keywords: educação
escola
cultura
sexo
professores
pais
school
education
sexuality
parents
teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Rosenilda Moura da. Educação para a sexualidade no ensino fundamental : discursos e práticas de pais e professores. 2015. 277 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/799
Document date: 30-Apr-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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