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Type: Dissertação
Title: História de vida e concepção de docentes surdos acerca das políticas de inclusão na educação superior no DF
Author(s): Moreira, Falk Soares Ramos 
First Advisor: Guimarães-iosif, Ranilce Mascarenhas
First co-advisor: Carvalho, Erenice Natália Soares
Summary: Esta pesquisa tem como foco principal investigar as percepções de docentes surdos que atuam na educação superior em relação às políticas de educação inclusiva voltadas para os surdos no Brasil desde a Lei 10.436/2002. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na metodologia da História de Vida, que procura dar voz e visão a um determinado grupo ou minoria social. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa contou com a participação de cinco professores surdos que atuam em Instituições de Educação Superior do Distrito Federal e ministram a disciplina de Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Os resultados indicaram que os docentes surdos que atuam na docência da educação superior trazem uma História de Vida marcada por obstáculos, mas também por luta, organização coletiva e superação. O estudo evidencia o engajamento dos surdos na reivindicação para que a língua de sinais passasse a ser aceita como a forma de instrução e comunicação dos surdos em todos os níveis e modalidades de ensino no Brasil. Os dados apontam as dificuldades nas condições de trabalho dos docentes surdos da educação superior uma vez que as políticas de inclusão, tanto das instituições da qual fazem parte como do Estado brasileiro, ainda são limitadas e incipientes para esse grupo de profissionais. Por outro lado, o estudo também destaca a história de cidadãos surdos que superaram preconceitos e desafios educacionais e sociais e que hoje usam seu conhecimento e sua posição como docentes para influenciar as políticas de inclusão para os surdos. As constatações apontam para a necessidade de tanto a academia como as agências de fomento do Estado e as associações nacionais de pesquisa incluírem os docentes surdos em suas agendas de discussão e núcleos de tomadas de decisão.
Abstract: This research is mainly focused to investigate the perceptions of deaf professors who work in higher education in relation to inclusive education policies aimed at deaf Brazilian students starting with the adoption of Law 10.436/2002. This is a qualitative research based on the History-of-Life methodology, which seeks to give voice and vision to a particular social group or minority. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed using Bardin's content analysis. The research involved the participation of five deaf professors who work in Institutions of Higher Education of the Federal District and teach Brazilian Sign Language (LIBRAS). The results indicated that deaf professors who work in higher education teaching have a Life Story marked by obstacles, struggles, collective organization, and overcoming challenges. The study highlights the commitment of deaf professors in the fight for making sign language become accepted as a form of instruction and communication for the deaf at all levels and types of education in Brazil. The data shows the difficult working conditions facing deaf professors in higher education since the inclusion policies of both the institutions they are part of and of the Brazilian government are still limited and incipient to this group of professionals. Moreover, the study also highlights stories of deaf people who overcame prejudice, educational, and social challenges and today use their knowledge and position as professors to influence the inclusion policies for deaf people. The findings point to the need for both the academia, state development agencies, and national research associations to include deaf professors in their discussions agendas and decision-making centers.
Keywords: educação
docência
surdos
educação
ensino superior
professores
formação
experiência
integração social
deaf professors
inclusion policies
higher education
life history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MOREIRA, Falk Soares Ramos. História de vida e concepção de docentes surdos acerca das políticas de inclusão na educação superior no DF. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/786
Document date: 15-Aug-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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