Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/779
Type: Tese
Title: Metacognição e autorregulação na graduação universitária : estratégias de estudo individual e ensino-aprendizagem em contexto de iniciação à expertise
Metacognição e autorregulação na graduação universitária : estratégias de estudo individual e ensino-aprendizagem em contexto de iniciação à expertise
Author(s): Alcântara, Marcelo Silveira de 
First Advisor: Galvão, Afonso Celso Tanus
Summary: O presente trabalho investigou as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos universitários em diversos aspectos, tais como metacognição, auto-regulação, profundidadesuperficialidade, como foram aprendidas e quais os resultados obtidos. Traça, portanto, um perfil dos alunos de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e uma privada, a respeito de suas estratégias de ensino-aprendizagem. Esse perfil foi obtido a partir da resposta de novecentos e oitenta e seis alunos a um questionário de formato misto. Foi também realizada uma intervenção, com alunos universitários participando de uma atividade onde foram apresentadas estratégias de aprendizagem, abordando aspectos cognitivos, metacognitivos e autorreguladores. Esses alunos responderam ao questionário em dois momentos, no dia do início da atividade e um mês após o término da mesma, ocasião em que foram marcadas e posteriormente realizadas as entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos a partir das respostas ao questionário deram origem a oito fatores, que foram utilizados para a análise. Os resultados demonstram que os estudantes chegam à universidade com percepções em geral positivas sobre o seu desempenho, embora uma análise de temas tai como tempo de estudo ideal e real, estudo solitário e em grupo e rotina de estudos mostre que não apresentam um desenvolvimento adequado das capacidades cognitivas, metacognitivas e autorreguladoras. A intervenção realizada mostrou-se eficiente, com seis dos oito fatores apresentando melhora estatisticamente significativa em relação aos estudantes não participantes. No questionário específico sobre a intervenção, os dois itens com resultado mais positivo foram Demonstro satisfação com o estudo e Sei porque estou estudando , o que é um forte indicador do sucesso da mesma. A partir desses resultados sugere-se que programas semelhantes seriam úteis para o desenvolvimento e a melhoria da aprendizagem do aluno universitário.
Abstract: The present essay investigated learning strategies used by college alumni in several aspects, such as metacognition, self-regulation, deep-surface approach, as they were learned and the results obtained. It draws, therefore, a profile of the students of two college institutions, one public and one private, regarding their strategies of teaching-learning. This profile was obtained from the answers of nine hundred and eighty six students to a questionnaire of mixed format. It was also made an intervention, with college students participating in an intervenient activity where there were presented learning strategies, metacognitive and self regulating. These students answered to the questionnaire in two moments, one in the beginning of the activity and the other one a month later at the end, when they were booked and made semi-structured interviews. The results demonstrate that students that reach college have perceptions in general positive about their performance , although an analysis of the themes such as ideal and real studying times, self and group studying and a routine of studies imply that they don´t present an adequate development of their cognitive, metacognitive and self regulating capabilities. The intervention proved to be efficient, with six of eight factors presenting statistical improvement in relation to non participants. In the questionnaires regarding the intervention, the two items with more positive results were Demonstrate satisfaction with the study and I know why I´m studying , which is a strong indicator of its success. From these results it s suggested that similar programs can be useful for the development and improvement of college learning.
Keywords: educação
ensino superior
metacognição
autorregulação
aquisição de conhecimento
sistemas especialistas
metacognition
self-regulation
expertise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ALCÂNTARA, Marcelo Silveira de. Metacognição e autorregulação na graduação universitária : estratégias de estudo individual e ensino-aprendizagem em contexto de iniciação à expertise. 2014. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/779
Document date: 26-May-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Silveira de Alcantara.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.