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Type: Dissertação
Title: Governança e formação de professores : a presença do Banco Mundial no programa Gestar
Author(s): Ribeiro, Cleber Sardinha 
First Advisor: Guimarães-iosif, Ranilce Mascarenhas
First co-advisor: Jesus, Wellington Ferreira de
Summary: O objetivo dessa pesquisa foi investigar a concepção dos professores sobre a governança educacional global, especificamente em relação à presença do Banco Mundial, enquanto um dos atores das políticas de formação de professores no Brasil. Para isso, a análise centrou-se no estudo do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, Gestar II, realizado em 2009, no Distrito Federal, a partir da turma de professores de Língua Portuguesa. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram gerados por meio de pesquisa documental e entrevistas. Foram considerados os estudos sobre formação continuada de professores, governança educacional global e financiamentos realizados pelo Banco Mundial na área educacional no Brasil. A partir da Análise do Discurso foram enumeradas duas categorias de observação: Análise do Discurso dos documentos (ou da ausência desses); e Análise do Discurso e a voz do professor do Gestar. A limitação na percepção crítica sobre a arena política que envolve o Programa Gestar, tanto em âmbito nacional quanto local, por parte dos professores participantes, foi um elemento relevante identificado no estudo. O estudo da realidade local do Gestar por meio da Análise do Discurso presente nos documentos e na opinião dos professores apontou para a necessidade de que os profissionais da educação tenham consciência da presença do Banco Mundial nas decisões que envolvem uma política como o Gestar. Por conseguinte, também se destacou como isso impacta na autonomia profissional desses docentes, inserida no contexto de uma globalização influenciada pelo neoliberalismo das políticas educacionais do modelo de governança educacional global vigente.
Abstract: The aim of this study was to investigate teachers' conception about the global educational governance, specifically in relation to the presence of the World Bank, as one of the actors of policies for teacher education in Brazil. For this, the analysis focused on the study of the Management Programme of School Learning, Gestar II, conducted in 2009, in the Federal District, Brazil, from the class of teachers of Portuguese as first language. This was a qualitative study whose data were generated through document research and interviews. Studies of teacher continuing education, global education governance and financing undertaken by the World Bank in education in Brazil were considered. From the discourse analysis were listed two categories of observation: Discourse Analysis of documents (or the lack of such) and Discourse Analysis and the "voice" of the teacher from Gestar programm. The limitation on the critical perception of the political arena involving Gestar Program, both nationally and locally, by the participating teachers was an important element identified in the study. The study of the local reality of Gestar through Discourse Analysis in the studied documents and in the opinion of the teachers pointed to the need for education professionals to have consciousness of the presence of the World Bank in decisions involving a policy such as Gestar. Therefore, it was also highlighted how this impacts on professional autonomy of teacher, placed in the context of neoliberal globalization, influenced by the educational policies of the current global educational governance model.
Keywords: banco mundial
educação
professores
formação
escolas
organização e administração
global educational governance
teacher training
gestar ii
world bank
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: RIBEIRO, Cleber Sardinha. Governança e formação de professores : a presença do Banco Mundial no programa Gestar. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/767
Document date: 26-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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