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DC FieldValueLanguage
dc.creatorAguiar, Wagno Vasques dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1156181749406355por
dc.contributor.advisor1Guimarães-iosif, Ranilce Mascarenhaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339045040040662por
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Erenice Natália Soarespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730085Y1por
dc.date.accessioned2016-06-24T04:13:09Z-
dc.date.available2014-05-13pt_BR
dc.date.issued2014-02-25pt_BR
dc.identifier.citationAGUIAR, Wagno Vasques de. Políticas de inclusão de alunos surdos na educação básica brasileira e canadense : avanços e desafios. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.por
dc.identifier.uri https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/766-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo investigar as políticas de inclusão de alunos surdos na educação básica brasileira e canadense, no sentido de identificar os avanços e os desafios contingentes a sua adoção nos respectivos contextos. As técnicas de investigação utilizadas nesta pesquisa foram a análise documental e a observação participante, que trazem relatos de conversas informais tidas com diretor, professor e aluno de escolas para surdos no Brasil e no Canadá. A análise documental constituiu da apresentação e discussão da legislação vigente em ambos os países. Os resultados desta pesquisa mostram que houve avanços com a LDB, pois o aluno surdo passou a ter garantida sua matrícula em classes, escolas ou serviços especializados. O Decreto nº 3.298/99 garante que a educação do aluno com deficiência deverá iniciar-se na educação infantil, a partir de zero ano. A Lei nº10.436/02 levou o Brasil a reconhecer a Língua de Sinais Brasileira como a Língua das comunidades surdas brasileiras. O Decreto nº 5.626/05 inclui a LIBRAS como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação para a docência. A Lei 5.016/13 cria a primeira Escola Integral Bilíngue Libras e Português-Escrito no Distrito Federal. Em relação à educação inclusiva de alunos surdos no Canadá, os resultados desta pesquisa revelaram que a Lei de Educação Básica do Canadá visa garantir que os alunos recebam uma educação gratuita de qualidade até os 21 anos, e que a educação com necessidades especiais é fornecida de modo a permitir os interesses do aluno, em instalações adequadas para a educação. Os padrões para a Educação Especial de Alberta requerem que os conselhos escolares acompanhem o cumprimento dos requisitos que permitam aos alunos com necessidades especiais a terem acesso a um programa de educação de acordo com a Lei Escolar; a terem a programação e os serviços educacionais adequados e prestados por funcionários qualificados, e a viabilizar os processo justos e abertos para proteger os direitos dos alunos e pais. Outro grande avanço é que as escolas de Edmonton possuem um Conselho de Políticas e Regulamento que supervisiona e avalia as atividades docentes.por
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the policies of inclusion of deaf students in Brazilian and Canadian basic education in order to identify progress and challenges related to its adoption in their respective contexts. The investigative techniques used in this study were document analysis and participant observation, bringing reports of informal conversations with the director, teacher and student of schools for the deaf in Brazil and Canada. The documentary analysis consisted of the presentation and discussion of current legislation in both countries . The results of this research show that there has been progress with the LDB because the deaf students now has guaranteed their enrollment in classes, schools or specialized services. Decree No. 3.298/99 ensures that education of disabled students should start in early childhood education, from year zero. Law No. 10.436/02 led Brazil to recognize the Brazilian Sign Language as the Language of Brazilian deaf communities. Decree No. 5.626/05 includes LIBRAS as a compulsory curriculum discipline for training teachers of various courses . Law 5.016/13 established the first Comprehensive School Bilingual Libras and Written-Portuguese in the Federal District. In relation to inclusive education of deaf students in Canada, the results of this survey revealed that a Basic Education Act of Canada aims to ensure that students receive a free quality education to age 21, and that education with special needs is provided to allow the interests of the student in appropriate facilities for education. Standards for Special Education in Alberta require that school boards monitor compliance with the requirements that allow students to have access to the special education program needs in accordance with the School Act, in order to have the appropriate educational programming and services provided by qualified staff, and to facilitate the fair and open process to protect the rights of students and their parents. Another major breakthrough is that schools of Edmonton have a Board Policy and Regulation that oversees and evaluates the teaching activities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
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dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/7832/Wagno%20Vasques%20de%20Aguiar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjecteducação de basepor
dc.subjectintegração socialpor
dc.subjectdeficientepor
dc.subjectassistênciapor
dc.subjectdeficientes auditivospor
dc.subjectinclusion policies in brazil and canadaeng
dc.subjectbasic educationeng
dc.subjectdeaf educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de inclusão de alunos surdos na educação básica brasileira e canadense : avanços e desafiospor
dc.typeDissertaçãopor
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