Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/732
Type: Dissertação
Title: Prazer e sofrimento no trabalho do professor em uma instituição de ensino superior em São Luís - MA
Author(s): Demetrio, Jaqueline Alves da Silva 
First Advisor: Almeida, Sandra Francesca Conte de
Summary: Este estudo investiga as vivências de prazer e sofrimento no trabalho do professor em uma instituição de ensino superior em São Luís - MA. Especificamente, visa como objetivos: verificar as relações entre a organização do trabalho docente e as condições sob as quais é desenvolvido, levando em consideração a forma das relações socioprofissionais; descrever as vivências de sofrimento e prazer no trabalho docente e investigar os mecanismos utilizados por essa categoria de trabalhadores como mediação do sofrimento. Tem como aporte teórico e metodológico a Psicodinâmica do Trabalho, com contribuições de estudo e pesquisa atuais sobre o problema investigado. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas coletivas com quinze professores, em três diferentes grupos, cujos relatos, após transcrição, foram submetidos à análise de conteúdo, dando origem à elaboração de Núcleos de Sentido. Os resultados, com base nos depoimentos colhidos nas entrevistas, indicam uma realidade profissional opressora e limitante, no sentido da produção científica, com a presença de fatores como a desumanização da profissão e a falta de reconhecimento, contribuindo para o sofrimento dos professores pesquisados. A organização do trabalho apresenta-se profundamente hierarquizada, composta de regras rígidas, inflexíveis e centrada na produtividade do ensino, causando um profundo mal-estar no trabalho docente. As relações socioprofissionais com alguns pares, chefia e corpo administrativo apresentam, com grande frequência, situações que levam ao estresse, à precarização das condições de trabalho e à instabilidade no emprego, possibilitando inferir o quanto são desgastantes física e psicologicamente. No que tange às vivências de prazer no trabalho, os professores relatam que o convívio com os alunos é a principal fonte de satisfação pelo sentimento de resgate de sua dignidade e de valorização profissional.
Abstract: This study investigates the experiences of pleasure and pain at teacher's job in a higher education institution in São Luís - MA. Specifically, seeks the following objectives: to examine relationships between the organization of teaching and the conditions under which it is developed taking into account the shape of the socio-professional relationships; describe the experiences of pain and pleasure in teaching and investigate the mechanisms used by this category of workers as mediation of suffering. It has as a theoretical and methodological grant the psychodynamics of work, with contributions from current research and study on the problem investigated. Semi-structured conference interviews were conducted with fifteen teachers in three different groups, whose reports after transcription were subjected to content analysis, resulting in the development of Centers of Sense. The results, based on testimonies collected in the interviews indicate a true professional oppressive and limiting in the sense of scientific production, with the presence of factors such as the dehumanization of the profession and the lack of recognition contributing to the suffering of the surveyed teachers. The organization's work has become deeply hierarchical composite of rigid rules, inflexible and focused on teaching productivity, causing a deep malaise in teaching work. The socio-professional relationships with some peers, leadership and administrative body present with great frequency, situations that lead to stress, precarious working conditions and employment instability, allowing infer how they are physically and psychologically exhausting. Regarding the experiences of pleasure in work, teachers report that living with students is the main source of satisfaction, the feeling of rescuing their dignity and professional development.
Keywords: educação
sofrimento
satisfação no trabalho
professores
universitários
comportamento organizacional
psychodynamics
pleasure
suffering
organization of work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: DEMETRIO, Jaqueline Alves da Silva. Prazer e sofrimento no trabalho do professor em uma instituição de ensino superior em São Luís - MA. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/732
Document date: 9-Apr-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Alves da Silva Demetrio.pdf996.86 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.