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Type: Dissertação
Title: O programa SENAC de gratuidade e os desafios diante da promoção da cidadania
Author(s): Corrêa, Kátia Christina Soares de Morais 
First Advisor: Guimarães-iosif, Ranilce Mascarenhas
Summary: Este trabalho tem por finalidade investigar o impacto do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no exercício da cidadania de seus alunos, principalmente dos egressos de cursos da área de saúde nas turmas iniciadas entre 2009 e 2011, no Centro de Educação Profissional Senac/Plano Piloto. Considerando a natureza do tema e os objetivos deste estudo, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, utilizando como estratégias e técnicas de investigação a análise documental, a aplicação de questionários a 35 egressos do PSG e entrevistas individuais semiestruturadas. Os dados foram interpretados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin(2009). Os resultados mostram que, a partir da conclusão do curso técnico, ocorreram mudanças nas vidas dos egressos. Identificou-se, ainda, que a formação para a cidadania e as mudanças de vida promovidas pela conclusão do curso e o ingresso no mercado de trabalho variaram de acordo com o perfil do egresso, evidenciando-se que muitos ainda não estão empregados, ou seja, não conseguiram atingir o objetivo principal do PSG: a inserção social por meio da conquista de um emprego. Entretanto, outro ponto relevante a ser observado é que aqueles que estão no mercado de trabalho não, necessariamente, estão trabalhando na área em que concluíram. Nas entrevistas semiestruturadas, respondidas por cinco egressos e cinco empregadores, as impressões levantadas apresentaram uma contradição de interesses, a saber: a preocupação com a conquista da cidadania por meio da formação profissional não é levada em consideração pelo empregador, o que interessa é ter um profissional qualificado e que atenda às necessidades da empresa e dos clientes. Por outro lado, o egresso tem a ilusão de que o mercado de trabalho defende o perfil de um profissional consciente de seus direitos e deveres e que luta por eles sempre que necessário. Com base nas duas visões, do egresso e do empregador, esta pesquisa concluiu que a ausência de alguns fatores relacionados à formulação de políticas de emprego e de formação para o exercício da cidadania interfere na formação para o trabalho. O maior desafio identificado aqui foi a necessidade de construção de políticas públicas que promovam a cidadania, passando pela inclusão social por meio do trabalho. Aliada a essa perspectiva deve estar a de se encontrar um caminho que permita a formação de indivíduos autônomos intelectual e eticamente, capazes do exercício pleno da cidadania.
Abstract: This study aims to investigate the impact of Senac s Gratuity Program (PSG) on citizenship to their students. Mostly of the graduated in courses in health classes started between 2009 and 2011, in the Center of Professional Education Senac / Plano Piloto. Considering the nature of the theme and objectives of this study, we chose to conduct a qualitative study, using strategies and techniques as research document analysis, the application of questionnaires to 35 graduates of the PSG and semi-structured individual interviews. The data were interpreted based on content analysis proposed by Bardin (2009). The results showed that, from the technical completion of the course, there were changes in the lives of graduates. It was found also that the training for citizenship and life changes promoted by graduation and entry into the labor market varied according to the profile of graduates, demonstrating that many are still not employed, failed to achieve the main goal of PSG: social integration through the achievement of a job. However, another important point to be noted is that those who are in the labor market does not necessarily are working in the area when completed. In semistructured interviews, answered by five graduates and five employers, impressions had raised a contradiction of interests, namely the concern with the achievement of citizenship through vocational training is not taken into account by the employer, what matters is to have a qualified and meets the needs of the company and customers. Moreover, the graduates have the illusion that the labor market profile advocates of a professional aware of their rights and duties and to fight for them whenever needed. Based on the two visions of graduates and employers, this research concluded that the absence of some factors related to the formulation of employment policies and training for citizenship interferes with work training. The biggest challenge identified here was the need to build public policies that promote citizenship, through social inclusion through work. Allied to this prospect must be to find a path that allows the formation of autonomous individuals intellectually and ethically capable of full citizenship.
Keywords: serviço nacional de aprendizagem comercial
ensino profissional
formação profissional
educação
professional education
citizenship
social inclusion
SENAC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CORRÊA, Kátia Christina Soares de Morais. O programa SENAC de gratuidade e os desafios diante da promoção da cidadania. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/717
Document date: 27-Nov-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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