Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/715
Type: | Dissertação |
Title: | A avaliação da aprendizagem no Curso de Pedagogia : implicações na educação básica |
Author(s): | Miranda, Karla Mamede Tomaz ![]() |
First Advisor: | Guimarães-iosif, Ranilce Mascarenhas |
Summary: | O presente estudo investiga concepções e práticas avaliativas da aprendizagem de professores e alunos do curso de pedagogia, em uma instituição privada, no município de São Luís, Maranhão. Os objetivos que direcionaram esta pesquisa estão relacionados às metodologias avaliativas utilizadas pelos professores do curso de pedagogia e suas implicações na formação dos futuros professores da educação básica. Pretendeu-se identificar a articulação entre as práticas avaliativas dos professores do curso de pedagogia e o projeto político-pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu oito docentes e dez discentes. Participaram de uma entrevista semiestruturada que oportunizou aos envolvidos apontarem concepções e experiências acerca da avaliação. Após análise dos dados, constatouse que as práticas avaliativas dos professores e alunos apresentam características mais próximas de padrões formativos. Os pesquisados utilizam variados instrumentos avaliativos e reconhecem os aspectos processuais da avaliação. Demonstram, também, que, para concretização das práticas avaliativas, formativa e processual, propostas no projeto político-pedagógico do curso, os professores precisam burlar regras impostas pela instituição, que engessam o processo avaliativo com imposição de provas conteudistas. Os docentes em formação reconhecem que o curso de pedagogia influenciou nas reflexões acerca do papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem e em suas práticas avaliativas, tornando-as mais inovadoras. Os resultados obtidos sugerem que a gestão acadêmica da instituição pesquisada reveja sua posição a respeito da avaliação e favoreça a formação de professores pesquisadores preocupados com uma educação de qualidade para todos, visto que os docentes e discentes concebem a avaliação como instrumento de auxílio para a efetiva aprendizagem. |
Abstract: | The present research, investigates conceptions and learning evaluation practices of teachers and students of the pedagogy undergraduate course in a private institution in São Luís, Maranhão. The objectives of this research are related to evaluation methodologies used by teachers on the pedagogy course and their implications for the future teachers of basic education. It intends to identify the articulation between teacher evaluation practices of pedagogy course and the political-pedagogical project. This is a qualitative study involving eight teachers and ten students. They participated in a semi-structured interview which involved opportunities to suggest ideas and experiences about their evaluation. After analyzing the data, it was found that assessment practices of teachers and students have similar characteristics to their training course. Respondents use several types of evaluation and they recognize the procedural aspects of this assessment. They also demonstrate that for the realization of the evaluation practices, training and procedural proposals on political-pedagogical project of the course, the teachers need to disobey rules imposed by the institution, which makes the evaluation process inflexible with content tests. Teachers in training recognize that pedagogy course is relevant because it helps them on the evaluation function in relation to the teaching and learning process, making them more innovative. The results suggest that the academic management of the Institution studied, review its position about the evaluation and it encourages the education of teachers who are also researchers concerned with a quality education for everyone, since teachers and students conceive evaluation as a support tool to the effective learning. |
Keywords: | educação avaliação educacional ensino superior professores formação learning evaluation methodology training teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Parents: | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Educação |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | MIRANDA, Karla Mamede Tomaz. A avaliação da aprendizagem no Curso de Pedagogia : implicações na educação básica. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/715 |
Document date: | 25-Sep-2012 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Karla Mamede Tomaz Miranda.pdf | 393.86 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.