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dc.creatorCastro, Elani Cristina Vieira Magalhães dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3625987091362177por
dc.contributor.advisor1Almeida, Sandra Francesca Conte dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720542U9por
dc.date.accessioned2016-06-24T04:12:41Z-
dc.date.available2012-11-22pt_BR
dc.date.issued2012-03-27pt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Elani Cristina Vieira Magalhães de. Concepções e práticas de professores frente a situações de bullying contra crianças com deficiência intelectual : um estudo exploratório. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.por
dc.identifier.uri https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/692-
dc.description.resumoNesta dissertação, investigamos concepções e práticas de professores frente às situações de bullying contra crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório, em duas escolas da rede municipal de ensino, que trabalham com educação inclusiva, no município de São Luís, Maranhão. Optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, por adequar-se melhor aos objetivos da pesquisa e pela utilização de entrevistas semi estruturadas, que constituem uma eficiente ferramenta investigativa das concepções e práticas de professores. Por meio da técnica de análise do discurso, fizemos a leitura flutuante das entrevistas para organizar, analisar e, posteriormente, estabelecer as categorias temáticas, abstraindo os significados e sentidos da fala dos entrevistados. Participaram da entrevista 10 professores, cujas salas de aula recebem alunos com deficiência intelectual. Neste trabalho, apresentamos algumas considerações sobre a inclusão escolar, frisando a sua importância para a autonomia do sujeito, para que ele possa adentrar numa sociedade mais justa e menos excludente; descrevemos as práticas de violência na escola e o bullying escolar contra o deficiente intelectual,pautando-se em literaturas especializadas e tratando, de forma crítica, a importância de intervenções pedagógicas no enfrentamento ao bullying; por fim, temos a análise e a discussão dos resultados.Os resultados sinalizaram para um cenário de escolas com orientação inclusiva ainda despreparadas para lidar com os desafios advindos da inclusão, sobretudo de crianças com deficiência intelectual. A ausência de políticas que orientem as práticas escolares contribui para o estranhamento das crianças com deficiência nas escolas regulares. O professor, em meio a esse processo, não se sente capacitado suficientemente para fazer face a essa demanda, o que reduz o seu potencial de intervir diante das situações de aprendizagem que possam favorecer o desenvolvimento escolar e social de alunos com e sem deficiência. O desconhecimento do processo de desenvolvimento e de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e a falta de profissionalismo frente à realidade inclusiva, no contexto escolar, têm contribuído, significativamente, para o estímulo de atitudes discriminatórias e intolerantes quanto às diferenças físicas, intelectuais, psicológicas e sociais desses sujeitos. O preconceito situa-se na base de ações caracterizadas como bullying contra o deficiente intelectual, nas escolas. Quanto às atitudes de enfrentamento e prevenção do bullying, todas as professoras ainda trabalham de forma isolada em suas salas de aula, utilizando, sobretudo, o diálogo e, nas escolas, não há práticas ou projetos sistemáticos em andamento. Esta pesquisa concluiu que há necessidade de todos os atores das escolas prepararem-se de forma mais efetiva e eficaz para a inclusão de crianças com deficiência intelectual no ensino regular. É função da escola, ainda, atuar de forma consciente e competente na prevenção e enfrentamento do bullying escolar.por
dc.description.abstractIn this dissertation, we investigate the concepts and practices of teachers in the face of situations of bullying against children with intellectual disabilities: an exploratory study in two schools in the municipal schools, working with inclusive education, in São Luís, Maranhão. We chose qualitative research for better fit the research objectives and the use of semi-structured interviews, which are an effective investigative tool of the concepts and practices of teachers. Through the technique of discourse analysis, we made the initial reading of the interviews to organize, analyze and subsequently establish the themes, disregarding the significance and meanings of the interviewees' speech. Attended the interview 10 teachers whose classrooms accept students with intellectual disabilities. In this paper, we present some considerations about school inclusion, stressing its importance for the autonomy of the subject, so he can enter a society fairer and less exclusionary; describe the practices of school violence and school bullying against poor intellectual guiding in specialized literature dealing and, critically, the importance of pedagogical interventions in countering bullying, finally, we have the analysis and discussion of results. The results signaled a scenario of schools with inclusive orientation still unprepared to deal with the challenges arising from the inclusion, particularly of children with intellectual disabilities. The absence of policies to guide school practices contributes to the estrangement of children with disabilities in regular schools. The teacher, in the midst of this process, do not feel empowered enough to cope with this demand, which reduces their potential to intervene in situations of learning that can foster academic and social development of students with and without disabilities. The ignorance of the process of development and learning of students with intellectual disabilities and lack of professionalism in the reality inclusive, in the school context, have contributed significantly to the stimulus of discriminatory attitudes and intolerance for differences physical, intellectual, psychological and social these subjects. Prejudice is located at the base of actions characterized as bullying against poor intellectual schools. As for coping attitudes and bullying prevention, all teachers still work in isolation in their classrooms, using mainly dialogue and in schools, there is no systematic practices or projects underway. This research concluded that there is need for all stakeholders of the schools prepare more effectively and efficiently for the inclusion of children with intellectual disabilities in regular education. It is the function of the school, also operate in a conscious and responsible in preventing and coping with school bullyingeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/2666/Elani%20Cristina%20Vieira%20Magalhaes%20de%20Castro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/7802/Elani%20Cristina%20Vieira%20Magalhaes%20de%20Castro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectviolência na escolapor
dc.subjectdeficiências do desenvolvimentopor
dc.subjectcrianças de aprendizagem lentapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectbullying nas escolaspor
dc.subjectintellectual disabilityeng
dc.subjectbullyingeng
dc.subjectpedagogical interventioneng
dc.subjectschool bullyingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConcepções e práticas de professores frente a situações de bullying contra crianças com deficiência intelectual : um estudo exploratóriopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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