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Type: Dissertação
Title: Escola democrática: a participação dos alunos na gestão financeira da escola
Author(s): Paixão, Gleice Aline Miranda da 
First Advisor: Guimarães-iosif, Ranilce Mascarenhas
Summary: O presente trabalho aborda o tema da participação discente na gestão financeira da escola. Fazendo uma inflexão sobre gestão democrática, esta pesquisa teve como intuito investigar como a escola pública de educação básica envolve seus alunos na gestão dos recursos que recebe periodicamente do Estado. Além disso, buscou-se compreender em maior profundidade como esse envolvimento fomenta a participação discente e a democratização das relações escolares. A metodologia utilizada foi de base qualitativa, e se configurou em um estudo de caso realizado em uma escola de ensino fundamental localizada no Recanto das Emas, Região Administrativa do Distrito Federal. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada, a observação assistemática e a análise documental. Foram entrevistados alunos, membros do Conselho Escolar e gestores da escola. A análise dos dados obtidos foi feita à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de se questionar a concepção de escola democrática que temos hoje. De que modo a escola pode ser caracterizada como democrática, se não permite que a maioria, os alunos, participe de sua gestão? A conclusão do estudo demonstra que a participação dos alunos no processo decisório sobre os recursos financeiros é mínima, porque eles são vistos como imaturos pela maioria dos gestores e dos membros que compõem o Conselho Escolar. Percebeu-se que a gestão dos recursos financeiros está centrada na figura do diretor, que aparece como o responsável por sua deliberação, execução e prestação de contas. Portanto, concluiu-se que o assunto verba pública ainda está carregado de representações negativas, como um assunto sigiloso e que não deve ser discutido ou aberto a todos. Por conseguinte, o caráter democrático de sua deliberação apesar de estar amparado em legislações específicas, infelizmente, não se concretiza na prática. A alternativa proposta para reverter o quadro encontrado se situa na promoção de aprendizagens democráticas dentro da escola, posicionando o aluno como um ser de direitos, não só de estar presente na sala de aula, mas de participar ativamente das questões que lhe cercam. Para que isso aconteça, além de fazer valer o que está escrito nas leis, deve-se fomentar meios de rever a concepção antidemocrática sobre criança presente na sociedade.
Abstract: This study addresses the issue of student participation in the financial management of school. In making an analysis of Democratic School Administration, this research investigates how basic education public schools involve their students in the management of resources that they periodically receive from the State. In addition, it sought to understand in greater depth how this involvement encourages student participation and democratization of school relations. The methodology used was qualitative and the case study was conducted in an elementary public school located in Recanto das Emas, an administrative region of the Federal District of Brazil. The study used the semi-structured interview, asystematic observation, and document analysis as research tools. Students, school board members and school administrators were interviewed. The study analysed data by using the Content Analysis methodology. The results point to the need to question the democratic concept of education we have today. How can the school be characterized as democratic, if it does not allow the majority, the students themselves, to participate in its management? The paper s conclusion demonstrates that student participation in the decision-making process on how financial resources are used is minimal, because they are seen as immature by most school administrators and members of the school board. The study revealed that the management of financial resources is centered on the figure of the director who is seen as the person responsible for the decision-making, execution and accountability involved in using the public funds. Therefore, the study concludes that the public funds issue is still viewed as loaded with negative aspects and seen as a confidential matter that should not be discussed or open and available for deliberation by all parties involved. Therefore, the democratic characteristic of public funding is ultimately lost and not fulfilled in practice despite the fact that it is bolstered with specific legislation to protect its democratic aspects. The research recommends that the alternative to reverse the current situation lies in promoting democratic learning within the school, treating the student as a person that has rights. Students not only have to be present in the classroom, but should actively participate in issues that are related to them. In order for this to happen, and to ensure that the law is put into practice, the study encourages the revision of antidemocratic concepts this society has of children.
Keywords: planejamento educacional
administração financeira
aprendizagem organizacional
participation
democratic school administration
children
PDDE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PAIXÃO, Gleice Aline Miranda da. Escola democrática: a participação dos alunos na gestão financeira da escola. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/691
Document date: 31-Aug-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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