Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/657
Type: Dissertação
Title: Elementos administrativos e pedagógicos do SOME nas percepções de seus atores
Other Titles: SOME : managerial and pedagogical perceptions from its actors.
Author(s): Oliveira, Rosivânia Maciel 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
Summary: A pesquisa teve como objetivo investigar as percepções que os atores diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, egressos e membros da comunidade do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), desenvolvido no Pará, possuem sobre os elementos administrativos e pedagógicos do Programa. A pesquisa foi realizada em dois municípios, em três escolas inseridas em meio rurais peculiares planalto, várzea e ribeirinha. De caráter qualitativo e exploratório, utilizou os seguintes procedimentos: análise documental, observação espontânea (in loco), entrevista semi-estruturada, grupo focal e questionário. A partir das informações coletadas constatou-se que é atribuída grande relevância ao SOME por expandir o ensino médio para áreas rurais, com professores qualificados, oportunizando a mobilidade social dos egressos. Enfrenta problemas estruturais na rede física das escolas, de transporte e merenda escolar, além de questões cruciais no âmbito da gestão, como ausência de suporte técnico-pedagógico e, principalmente, quanto ao (des)cumprimento do calendário escolar por dois motivos: o insuficiente número de professores e por ausências e faltas injustificadas de docentes às aulas. O SOME é antagônico, à medida que se instala em meio rural com o intuito de manter os jovens estudantes em suas comunidades, abre novas expectativas quanto à Educação Superior e à inserção no trabalho em áreas urbanas, adiando o processo de imigração.
Abstract: The present work aimed to investigate actors perceptions - principals, educational coordinators, teachers, students, alumni and community members on the Modular Organization System of Education (SOME), developed in Pará, from the managerial and pedagogical stand points. The research project was conducted in two counties, three rural secondary schools embedded in peculiar rural areas - plateau, lowlands and riverine. It uses the exploratory qualitative methods and the following data gathering techniques: document analysis, direct observation, semi-structured interviews, focus groups and questionnaires. The results show the remarkable importance attributed to SOME for expanding secondary education to rural areas, with qualified teachers and social mobility opportunities for its graduates. The Program, however, faces structural problems in the physical network of schools, transport and school meals, as well as crucial management issues, such as lack of technical and educational support, especially regarding the unfulfillment of the school calendar mainly due to: insufficient number of teachers, and unjustified absences of teachers to classes. SOME is controversial as it is settled in the countryside in order to keep the young students in their communities, open new expectations for college education and job insertion in urban areas, delaying the process of immigration.
Keywords: percepção
educação
ensino médio
sistemas de ensino
rural education
Basic Education
secondary education
modular training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Rosivânia Maciel. SOME : managerial and pedagogical perceptions from its actors.. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/657
Document date: 5-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosivania Maciel Oliveira.pdf5.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.