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Type: Dissertação
Title: Educação corporativa e desenvolvimento humano : análise do programa de bolsas de estudos para professores e funcionários de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal
Author(s): Pacheco, Fernanda Tavares 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
Summary: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o conhecimento e a sinergia que gestores e colaboradores têm em relação ao Programa de Bolsas de Estudo para Professores e Funcionários (PBPF), de uma IES privada do DF. A amostra da pesquisa foi constituída por funcionários administrativos e docentes, beneficiados pelo PBPF. Utilizou-se o paradigma qualitativo, modelo de estudo de caso. A coleta de dados realizou-se por meio de análise documental, entrevista semi-estruturada e questionários. A revisão de literatura focou os processos da área de gestão de pessoas, educação corporativa e políticas de benefícios, através dos quais as instituições promovem a formação e desenvolvimento humano de seus colaboradores. Os resultados constataram que gestores e colaboradores percebem a importância do PBPF, mas necessitam de maior integração para discutir os objetivos e as diretrizes do programa. Além disso, observou-se que gestores questionam o modo de utilização do programa pelos colaboradores e o mesmo ocorre em relação aos colaboradores sobre a gestão do programa de bolsas de estudo. Entre as sugestões apresentadas no sentido de aperfeiçoar o PBPF, destacam-se a ampliação do benefício a outros membros da família, além dos atualmente contemplados, a previsão de facilidades para os estudantes (colaboradores) e maiores esclarecimentos e acompanhamento das normas do PBPF (gestores).
Abstract: This research aimed to analyze the knowledge and the synergy that managers and employees have in relation to the Faculty/Staff Tuition Fellowships Program (PBPF) of a private University in Distrito Federal. The research sample was comprised of administrative staff and teachers, grantee with PBFB. Qualitative analysis was used in this case study. Data was collected through documental analysis, semi-structured interview and questionnaires. The literature review focused on the human resource management area processes, corporate education and benefits policies which promotes professional training and human development to it´s employees. The results showed that managers and employees realize the importance of PBPF but need more integration to discuss program goals and guidelines. Furthermore, it was found that managers question the way the program is used by employees and the same is questioned by the staff about Program management. Among the suggestions presented in order to improve PBPF, it was highlighted the expansion of the benefit to other family members, beyond the currently contemplated, the provision of opportunities for students (employees) and further clarification and attendance of PBPF rules (by managers).
Keywords: bolsas de estudo
planejamento educacional
educadores
fellowships program
corporate Education
benefits policies
human development
human resource management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PACHECO, Fernanda Tavares. Educação corporativa e desenvolvimento humano : análise do programa de bolsas de estudos para professores e funcionários de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
Access Type: Acesso Restrito
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/651
Document date: 18-Nov-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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