Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/641
Type: Dissertação
Title: Exame nacional de desempenho dos estudantes - ENADE : recortes da educação superior presencial e a distância
Author(s): Paiva, Giovanni Silva 
First Advisor: Carnielli, Beatrice Laura
Summary: A pesquisa versa sobre avaliação do desempenho acadêmico e modalidades de oferta da educação superior no Brasil: presencial e a distância. O diagnóstico da educação superior brasileira revela questões inerentes ao atendimento à demanda por esse nível de ensino. Aponta a educação a distância como alternativa à expansão da oferta da graduação no Brasil, sem desconsiderar a avaliação da educação superior. A realidade demonstra a expansão da educação superior a distância e a implantação de um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no Brasil. A avaliação institucional, a avaliação dos cursos de graduação e a avaliação do desempenho acadêmico, conhecido como ENADE, constituem os pilares dessa avaliação. Os fins formativos da avaliação estão pautados na utilização plena de seus resultados no processo educacional. O ENADE apresenta resultados específicos do desempenho acadêmico, sem distinguir a modalidade de oferta dos cursos de graduação. A partir do desenvolvimento de estudo de caso do ENADE 2008, utilizando técnicas de pesquisa documental, buscou-se diferenciar os resultados da avaliação do desempenho acadêmico da educação presencial e a distância. O detalhamento dos procedimentos de organização e divulgação dos resultados do ENADE 2008 e a reconstrução do modelo de atribuição de conceitos segundo a modalidade de oferta dos cursos avaliados revelam a possibilidade de construção de relatórios mais específicos e úteis ao processo educacional, sem evidenciar diferenças marcantes no desempenho acadêmico de estudantes da educação presencial e a distância avaliados pelo ENADE 2008.
Abstract: The research focuses on assessment of academic performance and procedure for provision of higher education in Brazil: face education and distance education. Diagnosis of Brazilian higher education reveals issues inherent to meet demand for this level of education. Points to distance education as an alternative to expanding the supply of graduate studies in Brazil, without disregarding the evaluation of higher education. Reality shows the expansion of distance higher education and the establishment of a National Assessment System of Higher Education in Brazil. The institutional evaluation, the evaluation of undergraduate courses and the evaluation of academic performance (known as ENADE) constitute the pillars of this assessment. The purpose of formative assessment are graded on the full use of their results in the educational process. The evaluation of academic performance presents specific results of this evaluation method without distinguishing the arrangement for supply of undergraduate courses. From the development of a case study of ENADE 2008, using the techniques of documentary research, sought to differentiate the results of the face education and distance education. The detailed procedures for organizing and publicizing the results of ENADE 2008 and reconstruction of the conceptual model according to the mode of offering of courses evaluated showed the possibility of building reports more specific and useful to the educational process, without evidence of marked differences in performance academic of face education and distance education measured by ENADE 2008.
Keywords: avaliação
ensino superior
desempenho educacional
educação
higher education
evaluation
academic performance
face education
distance education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PAIVA, Giovanni Silva. Exame nacional de desempenho dos estudantes - ENADE : recortes da educação superior presencial e a distância. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/641
Document date: 27-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovanni Silva Paiva.pdf2.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.