???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/632
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação continuada de professores, em serviço : o velho e conhecido Cavalo de Tróia
Formação continuada de professores, em serviço : o velho e conhecido Cavalo de Tróia
???metadata.dc.creator???: Cunha, Sueli de Paula 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Câmara, Jacira da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho realizado em uma escola municipal de Goiânia-GO, junto a 17 professores dos Ciclos I e II do Ensino Fundamental. Objetivou fazer o diagnóstico das necessidades quanto a formação continuada em serviço, destes professores. Trata-se de uma pesquisa que utilizou como método de procedimento, a pesquisa qualitativa, por meio da abordagem estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de três técnicas: análise documental, observação em sala de aula e entrevistas com os professores. A análise documental buscou identificar informações nos documentos Projeto Escola para o Século XXI, da Secretaria Municipal de Goiânia e Projeto Político Pedagógico da escola estudada, considerados documentos norteadores das práticas docentes. A observação em sala de aula, investigou a natureza da relação professoraluno- objeto de conhecimento. As entrevistas possibilitaram conhecer e compreender o pensamento, as representações, necessidades, expectativas, valores e crenças dos professores quanto a diferentes aspectos de sua profissão. O entrecruzamento destes dados permitiu o estabelecimento de conexões que revelaram as necessidades dos professores quanto a formação continuada
Abstract: This study was done at the Municipal School of Goiânia, Goiás, together with seventeen teachers of the cycles I and II of Fundamental Teaching. The objective of this study was to diagnose the needs of continued education, in service, of these teachers. This research used as a method of procedure, a qualitative research, by means of the case study approach. The collection of data was done by three techniques: documental analyses, classroom observation and interviews with the teachers. The documental analyses searched to identify information in the documents of Project School for the twentieth first century of the Municipal office of Goiânia and the Political Pedagogic Project of the school considered referential for the practice of the teachers. The in classroom observation investigated the nature of teacher-student-object of knowledge. The interviews made possible to know and understand the representations, necessities, expectations, values and beliefs of the teachers for the different aspects of their profession. The trans-crossing of this data allowed the establishment of connections that reviewed the teacher s necessities for continued education.
Keywords: formação de professores
formação continuada em serviço
necessidades formativas
teacher s education
continued education in service
teacher s necessities
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CUNHA, Sueli de Paula. Formação continuada de professores, em serviço : o velho e conhecido Cavalo de Tróia. 2002. 313 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2002.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/632
Issue Date: 17-Nov-2002
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sueli de Paula Cunha.pdf788.78 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.